Está querendo vender mais na Black Friday? Então vem ver as dicas que separamos para você!
As melhores dicas para se destacar e vender mais na Black Friday
A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e donos de negócios, pois significa novas vendas e um aumento no faturamento. Ela acontece na última sexta-feira de novembro e é ótima para renovar o estoque para o Natal e as vendas de final de ano.
Mas para que você tenha sucesso nessa data e consiga vender muito, é muito importante que seja feito um planejamento detalhado das estratégias que serão colocadas em prática, viu?
Pensando nisso, separamos as melhores dicas que funcionam para você utilizar na Black Friday deste ano. Vamos juntos?
Como vender mais na Black Friday?
Empresas de todos os portes e segmentos podem aprender estratégias para vender mais na Black Friday e aproveitar a data para impulsionar suas vendas.
Confira as dicas que o Sebrae separou para você sobre como vender mais na Black Friday.
1 – Ofereça descontos atraentes
Ninguém resiste a um bom desconto, não é mesmo? E esse é o real motivo pelo qual as pessoas esperam tanto essa data: comprar produtos por um valor mais baixo.
Mas para que você não saia no prejuízo, analise o custo real do produto ou serviço para que esse desconto não prejudique a sua margem de lucro. Ah, e nada de aumentar os preços antes da Black Friday e no dia voltar ao preço normal, viu?
Isso vai fazer o seu negócio perder a credibilidade, além de poder render muita dor de cabeça com reclamações em órgãos como o Procon.
2 – Crie um senso de urgência
Ao criar um senso de urgência na sua clientela, você os incentiva a tomar a decisão de comprar mais rapidamente. Entre as estratégias que podem ser utilizadas, estão:
- Oferta por tempo limitado: uma maneira eficaz de criar um senso de urgência é oferecer promoções e descontos por um período de tempo limitado, como uma oferta que dura apenas algumas horas ou somente no dia da Black Friday.
- Contagem regressiva: outra opção é destacar o tempo restante para o término da promoção. Isso cria um senso de urgência e incentiva os clientes a tomarem uma decisão de compra imediata antes que a oportunidade expire.
- Estoque limitado: você também pode informar aos clientes que o estoque é limitado e que eles devem agir rapidamente para garantir a compra do produto ou serviço desejado.
- Promoções relâmpago: crie promoções durante a Black Friday com duração de apenas algumas horas ou minutos. Essa ação pode ser anunciada com antecedência em suas plataformas de comunicação e gerar um senso de urgência para que os clientes aproveitem a oferta enquanto ela estiver disponível.
3 – Utilize suas redes sociais
As redes sociais, como Facebook e Instagram, são ótimas aliadas na divulgação das promoções da Black Friday para o seu público. Você pode postar com antecedência os produtos e serviços que estarão com desconto, gerando senso de urgência.
Além disso, elas podem ser úteis para alcançar um novo público e conquistar clientes novos. As chances disso acontecer são enormes, e você pode até fidelizá-los, atraindo novos clientes para sua base.
4 – Tenha um excelente atendimento ao cliente
Atender bem os seus clientes é algo que precisa ser feito durante todo o ano, porém, em períodos como a Black Friday, a atenção precisa ser redobrada. Isso porque as chances de confusões a respeito de preço, prazo, produtos ou serviços são bem mais frequentes.
Dessa forma, estar preparado e ter uma resposta rápida e gentil ao seu consumidor é fundamental. Ah, e não esqueça de sempre demonstrar gratidão aos seus clientes, seja por meio de mensagens personalizadas de agradecimento, brindes especiais ou códigos de desconto exclusivos para compras futuras.
5 – Ofereça brindes ou amostras grátis
Você também pode aproveitar e oferecer brindes e amostras grátis relacionados a algum produto que você já comercializa, assim seu cliente fica conhecendo novas opções, experimenta e, se gostar, retorna para realizar novas compras.
Ainda, você pode oferecer brindes exclusivos acima de um certo valor de compra a fim de estimular o consumidor a realizar uma compra maior, o que também ajuda a movimentar seu estoque.
E aí, gostou das nossas dicas para turbinar as suas vendas na Black Friday deste ano? Aqui no Portal do Sebrae você encontra outros conteúdos para te ajudar a superar todos os desafios da sua jornada empreendedora.
Fonte: Sebrae