Faltam cerca de 50 dias para a Black Friday 2018 e o mercado do varejo já se prepara para essa que é a segunda data mais importante para o setor – atrás apenas do Natal. Só para se ter uma ideia da relevância desse evento, a Black Friday movimentou R$ 2,1 bilhões no Brasil em 2017, um faturamento 10% maior que no ano anterior.
Neste ano a Black Friday será realizada no dia 23 de novembro.
Confira algumas dicas para melhorar seus resultados nesta data tão especial para o varejo:
- OFEREÇA DESCONTOS REAIS
O consumidor moderno preza a transparência com as empresas com as quais se relaciona. Fique atento e pratique sempre descontos reais e com o máximo possível de informações para satisfazer os consumidores e evitar reclamações.
- PREPARE A LOGÍSTICA
Esteja preparado para entregar tudo que você vender. Caso contrário, o Natal vai chegar e vai ficar tudo acumulado para depois. Além de atrasar as entregas da Black Friday, irá atrasar as do natal. Se preciso, contrate uma empresa especializada para fazer as entregas.
- PLANEJE O ESTOQUE
Se você der grandes descontos, já deve saber que seu estoque vai girar. Então, não esqueça de que você ainda precisa de produtos para o Natal. Fique atendo à saída de produtos para verificar a necessidade de reposição do estoque. Se preciso, faça isso com antecedência planejando a média de venda.
- PROGRAME-SE
Neste ano, a Black Friday acontece no dia 23 de Novembro. Com preparação e planejamento, você consegue aproveitar a Black Friday para vender mais e melhor, sem prejudicar o relacionamento com seus clientes nem suas vendas de Natal.
- FAÇA PROMOÇÕES COM PRODUTOS DESEJADOS
Não adianta oferecer produtos que ninguém quer comprar. Empresas de e-commerce normalmente sabem quais são os produtos mais vendidos. Ofereça um bom desconto em alguns deles. Isso ajudará a levar tráfego para o seu site e certamente gerará venda dos demais produtos de sua loja.
- FOCO NO RELACIONAMENTO
É importante saber que o foco da Black Friday é girar o estoque e estreitar o relacionamento. Os descontos são uma forma de chamar a atenção para aumentar o movimento da loja e as possibilidades de venda, mas não se esqueça de incluir ações que ajudem sua marca a estar mais próxima de seu cliente durante o processo.
Relacione os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre ele. No futuro, você poderá utilizar as informações de contato desse cliente para conhecer as preferências e necessidades dele e, consequentemente, fidelizá-lo.
- PREOCUPE-SE EM FAZER O CLIENTE VOLTAR
É muito ruim quando um cliente visita sua loja uma vez e não volta nunca mais, certo? Para evitar isso, você deve atendê-lo muito para que ele sinta vontade de voltar, e também precisa focar no relacionamento, mantendo contato com ele o ano inteiro. Mas, além disso, pode dar um incentivo para que ele volte em outra oportunidade.
Dê motivos para o cliente ser fiel à sua loja. Quando ele realizar suas compras na Black Friday, dê descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de Natal, por exemplo! Com o tempo, o relacionamento entre o seu varejo e o cliente ficará mais forte por meio da comunicação e do bom atendimento e assim, pode servir de incentivo para que ele volte em outra oportunidade.
FONTES:
http://agileprocess.com.br/black-friday-2018/?rdst_srcid=1489318
http://www.smarketsolutions.com.br/mercado/por-que-meu-varejo-deve-participar-da-black-friday/