O movimento de consumidores nas lojas físicas brasileiras (de rua e de shopping) deve aumentar 4% na semana do Carnaval 2020 (última semana de fevereiro), em comparação com a semana do Carnaval 2019. A projeção é da empresa de coleta e análise de dados do varejo Seed Digital.
“O desempenho do varejo no Carnaval deve seguir a linha de recuperação das últimas duas grandes datas comerciais (Black Friday e Natal). O ano de 2020 tende a ser mais movimentado do que 2019, que apresentou quedas de fluxo de pessoas em todos os meses do ano no varejo físico nacional consolidado. Indicadores econômicos apontam retomada de crescimento, o acesso a crédito aumentou e as taxas de juros estão na mínima histórica, impactando diretamente o consumo do país”, analisa Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital.
Ele acrescenta que “o crescimento acelerado do e-commerce, em conjunto com a integração ao varejo físico, mostra que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a experiência do cliente, com investimento no online sem deixar o mundo físico de fora. Portanto, por essas premissas, é possível estimar o mercado de varejo mais movimente-coado como um todo”.
Já em relação à média semanal de 2020, na semana do Carnaval 2020 o fluxo de consumidores nas lojas físicas deve cair 5%. Segundo Sidnei Raulino, o faturamento deve acompanhar esse comportamento e, portanto, é essencial que o empresário foque no atendimento ao cliente para o aumento da taxa de conversão para obter mais ganhos, aproveitamento melhor a ida dos clientes que vão até o estabelecimento. O CEO da Seed Digital dá as seguintes dicas para os lojistas:
• Acompanhar indicadores e traçar planos estratégicos ao longo do ano, para minimizar o baixo volume no Carnaval – isso pode ser essencial na apresentação de resultado no final do ano;
• Fazer ações promocionais como queima de coleção e de modelos antigos em estoque;
• Entender qual tipo de experiência o cliente deseja nessa época do ano;
• Para o segmento de vestuário, vender coleções temáticas de Carnaval é uma boa estratégia para alavancar vendas; para demais ramos, uma boa solução é dar atenção para produtos com maior procura no período (protetor solar, adereços, acessórios).
Fonte: Newtrade