Blog Sindilojas

5 dicas para acelerar as suas vendas pela internet

Vender pela internet pode ser um bicho de sete cabeças para muitas empreendedoras, não é verdade? A concorrência é enorme e chamar a atenção do público parece ser uma missão impossível, ainda mais para as donas de pequenos negócios. 

Mas não precisa se desesperar. Existem algumas ações simples e práticas que vão ajudar a sua empresa a ser encontrada pelo público certo na hora certa. Confira!

 

  • Prepare a sua marca

 O primeiro passo é investir na identidade visual da sua empresa, pois ela é a responsável por causar o primeiro impacto no seu potencial cliente, seja positiva ou negativamente. A escolha das cores, fontes, símbolos, é fundamental para criar uma identificação com o seu público e transmitir a mensagem que a sua marca deseja.

Quanto mais bem definida for a sua identidade visual, mais fácil será para você ser reconhecida e lembrada. A construção da sua imagem deve levar em conta os valores, princípios, objetivos da empresa, assim como o público-alvo. Desse modo, você vai conseguir criar uma experiência mais profunda com o seu cliente.

 

  • Crie uma estratégia

 Não adianta querer aumentar as suas vendas sem primeiro criar uma estratégia de divulgação. Um bom planejamento vai te ajudar a definir o que fazer, quando, onde, como e por quê. Antes de tudo, analise os canais e conteúdos que a sua empresa já tem e  investigue em quais áreas o seu negócio precisa melhorar com a ajuda das métricas que as próprias plataformas oferecem.

Talvez você esteja falando com o público errado, ou a sua linguagem não está compatível ou você simplesmente não está sendo encontrada. Seja qual for, é preciso identificar o problema, traçar as soluções e definir uma meta mensurável e viável.

 

  • Pense mobile

Ter uma plataforma e-commerce é fundamental para quem deseja vender pela internet. Então, se você ainda não tem uma, veja algumas opções para começar: NuvemshopMagentoWooCommerce e PrestaShop. Lembre-se também de caprichar no layout, no conteúdo, na navegação e na distribuição das informações, deixando-as claras e visíveis.

E não podemos esquecer os dispositivos móveis. Eles estão rapidamente se tornando a forma preferida dos usuários na hora de fazer compras e não podem ser deixados de lado. Garantir uma boa experiência do usuário nos smartphones vai fazer toda a diferença e te colocará à frente da concorrência. 

  • Faça anúncios

Se você quer que a sua empresa seja encontrada na internet, opções não faltam. São diversos canais e ferramentas disponíveis para você usar na sua estratégia a fim de alavancar as vendas. Veja em quais vale a pena investir:

 

Facebook

A rede já conta com mais de 2 bilhões de usuários, sendo a favorita dos brasileiros. A boa notícia para você, empreendedora, é que não é preciso um grande investimento para patrocinar a sua empresa. É possível começar com apenas R$ 10,00 por dia e obter bons resultados.

Um outro atrativo da rede social é que você terá acesso a informações valiosas sobre os seus clientes, o que vai te ajudar a criar estratégias mais assertivas e personalizadas, garantindo um retorno ainda melhor.

Instagram

A plataforma já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários, e cerca de 80% deles já seguem alguma conta empresarial. O alto nível de engajamento da rede é, portanto, um dos atrativos para os negócios que desejam aumentar as vendas online. 

Outra vantagem é que ela permite a integração dos seus anúncios com a conta do Facebook, garantindo uma facilidade na hora de administrar as campanhas, além da possibilidade de criar anúncios em um único lugar.

Google

A ferramenta de pesquisa do Google é a sua porta de entrada para o mundo e merece atenção. Além do tráfego orgânico que você pode ter ao trabalhar bem os conteúdos do seu site, são disponibilizadas muitas alternativas para você promover a sua empresa.

Google Ads, por exemplo, te ajuda a ser encontrada no momento em que o usuário está em busca de um serviço ou produto que a sua empresa oferece, garantindo um alto nível de conversões. 

  • Divulgue depoimentos de clientes

No ambiente virtual, a confiança é algo valioso e, para conquistá-la, você vai precisar mostrar que o seu produto ou serviço é realmente bom. E qual o melhor jeito de provar a sua credibilidade do que com os seus próprios clientes, não é? 

Para coletar depoimentos é simples. Crie uma pesquisa pelo Google Forms com perguntas relacionadas ao seu produto e envie para os seus clientes. Para garantir que eles vão responder, ofereça algum presente de agradecimento – um cupom de desconto, por exemplo.

Após receber as respostas, divulgue nos seus canais de comunicação, como site, redes sociais, e-mails marketing, entre outros. Dessa forma, você vai conseguir aumentar a sua autoridade no mercado e ganhar novos clientes – tudo de forma prática e fácil.

Fonte: SEBRAE

Agenda

Últimas Notícias