O governo estadual de São Paulo prorrogou nesta quarta-feira (26) a fase de transição do Plano SP para todas as regiões paulistas, incluindo a de Campinas.
Segundo o governador João Doria (PSDB), serão mantidos os critérios de flexibilização, entre eles horário de funcionamento até 21h e ocupação dos estabelecimentos comerciais de 40%. Com isso, as flexibilizações previstas para início na próxima semana foram suspensas.
“A prorrogação é exatamente nos moldes que vêm operando no momento. O horário será até 21h e operação de 40%, seja de restaurantes e comércios. A nossa recomendação é por conta dos indicadores da pandemia que pedem cautela neste momento”, disse Doria.
Na quarta-feira passada (19), o governo de São Paulo havia prorrogado esta fase de transição até o dia 31,indicando uma nova fase a partir do dia 1º de junho, que possibilitaria flexibilizar o horário de funcionamento dos estabelecimentos até às 22h e com 60% da capacidade de clientes. No entanto, o aumento de casos e internações preocuparam os gestores de saúde.
“Esse modelo atual é por conta do momento que requer cautela. E precisamos, de fato, cumprir esses protocolos, e respeitar o toque de recolher. É um pedido específico do Centro de Contingência”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Em Campinas, a Prefeitura emitiu ontem (25) um alerta sobre a situação epidemiológica da cidade. De acordo com a Administração, os CSs (Centros de Saúde) da cidade registraram um crescimento de 32% no atendimento de pessoas com sintomas respiratórios nas últimas cinco semanas. Caso o número piore, medidas restritivas podem ser adotadas, afirmou a Administração.
REGRAS DA FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ 14 DE JUNHO
– Horário de funcionamento das 6h às 21h;
– Comércio e restaurantes com capacidade de até 40%;
– Toque de recolher das 21h às 5h.