A Amazon Brasil lançou quatro programas para vendedores parceiros: o DBA – Delivery by Amazon, a expansão do FBA – Logística da Amazon, o Vendas Internacionais e o Programa de Recompensas. O objetivo é proporcionar aos vendedores parceiros, que em sua maioria são pequenas e médias empresas, uma maior conveniência no envio de produtos e a possibilidade de expandir as fronteiras e estar presente em um novo país.
“Na Amazon, trabalhamos diariamente para garantir que nossos vendedores parceiros possam atender à crescente demanda dos clientes com conveniência e agilidade, além de conseguir expandir seus negócios de forma estruturada”, afirma Ricardo Garrido, diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil.
Ele complementa: “Em 2020, a Amazon investiu US$ 18 bilhões globalmente em logística, ferramentas, serviços, programas e pessoas para ajudar os vendedores de PMEs a alcançarem sucesso. Só no Brasil, desde o ano passado treinamos mais de 100 mil PMEs por meio de aulas online com parceiros como o Sebrae.”
Como funcionam os novos programas
Com o lançamento do DBA – Delivery by Amazon, os vendedores parceiros passam a se beneficiar de uma rede de provedores de serviços logísticos parceiros da Amazon, impactando positivamente seu negócio e os clientes, com tarifas a um custo mais baixo, entregas mais rápidas e 100% rastreáveis aos clientes.
“O DBA trará maior eficiência operacional para o vendedor e mais atratividade para suas ofertas, que poderão ser elegíveis para frete gratuito e rápido para o Brasil todo. Esse novo serviço entra para o rol de Programas de Logística da Amazon junto com os já existentes FBA e FBA Onsite”, afirma Garrido.
Com poucos cliques, os vendedores passam a contar com o serviço, aumentando a atratividade de suas ofertas e sem a necessidade de configuração de tabelas de frete. Após ativar o recurso, o vendedor faz o manuseio e empacotamento do produto, imprime a etiqueta de envio fornecida pela Amazon e, então, uma transportadora parceira da Amazon se encarrega de fazer a coleta no endereço escolhido pelo vendedor e a entrega para o cliente.
O DBA já está disponível para vendedores convidados e estará disponível gradualmente para os demais vendedores parceiros do Estado de São Paulo em novembro.
O FBA – Logística da Amazon, conhecido em outros países como Fulfilment By Amazon, é um programa em que a Amazon faz desde o armazenamento e empacotamento do produto até o envio e o atendimento ao cliente. Lançado em dezembro de 2020, o serviço estava disponível apenas a vendedores parceiros convidados. A partir de agora, ele foi expandido a todos que atenderem critérios de elegibilidade e os vendedores parceiros podem aderir ao FBA – Logística da Amazon de forma automatizada , agendar a coleta ou enviar seu estoque de produtos para a Amazon.
“O FBA possibilita que a operação seja mais ágil para os vendedores, que podem se concentrar em expandir seus negócios, reduzir custos e a expandir a variedade de produtos para os clientes”, afirma Garrido. Com o programa, os produtos passam a ser automaticamente elegíveis a frete rápido e gratuito para membros Prime sem valor mínimo de compra. Os demais clientes podem aproveitar o frete grátis para compras acima de R$ 99 em livros e acima de R$ 149 nos produtos mantidos no centro de distribuição da Amazon sob o programa FBA.
Nesse momento, o programa FBA – Logística da Amazon está disponível para parceiros localizados no Estado de São Paulo que operam sob o regime tributário do Simples Nacional.
Vendas Internacionais e Recompensas do Vendedor
O programa de Vendas Internacionais é a oportunidade de vendedores parceiros expandirem seus negócios para os Estados Unidos por meio da Amazon Brasil, atingindo milhões de novos clientes.
“A Amazon trabalha para reduzir as barreiras para que empresas de todos os países possam acessar outros mercados e o nosso objetivo é que seja tão fácil vender para os EUA quanto é vender aqui no Brasil. O lançamento do programa de Vendas Internacionais fomenta e viabiliza a internacionalização das empresas brasileiras de forma muito simples, além de oferecer toda a infraestrutura logística da Amazon EUA para armazenagem e entrega dos produtos em outros países”, completa Garrido.
Com esse programa, vendedores parceiros elegíveis contam com uma série de benefícios, como apoio em ferramentas de venda e divulgação de seus produtos, aproveitando a logística da Amazon nos EUA, com o FBA – Logística da Amazon, além de acessar uma rede de prestadores de serviços que auxiliam em todas as etapas do processo de vendas e frete.
O Programa de Recompensas do Vendedor incentiva os vendedores parceiros a adotarem melhores práticas que podem ajudá-los a ter sucesso na Amazon, recompensando-os financeiramente por ações. “Cada vendedor poderá acompanhar as promoções disponíveis, podendo participar daquelas que forem mais interessantes para seu negócio. Se o vendedor realizar as tarefas como, por exemplo, aderir a um programa de logística ou a alguma ferramenta de precificação recomendados para sua loja, poderá ser recompensado por essas ações tomadas”, afirma Garrido.
Fonte: MERCADO&CONSUMO