A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou nesta sexta-feira (18) que vai desobrigar o uso de máscara em locais fechados a partir de sábado (19), mas manteve a obrigatoriedade em escolas. A decisão ocorre um dia depois do decreto estadual publicado na quinta (17) pelo governador João Doria (PSDB).
Segundo o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), o decreto sobre as novas regras será publicado no Diário Oficial de sábado (19). O prefeito pontuou que a situação da pandemia de Covid-19 permite a flexibilização, mas lamentou o baixo índice vacinal de crianças.
“De acordo com todos os dados levantados, tanto indicadores tradicionais da pandemia, quanto os precoces, nós resolvemos acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. Nós teremos uma exceção que são os ambientes fechados nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”, disse o prefeito.
Outra diferença em relação ao decreto estadual, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, Andrea von Zuben, é a obrigatoriedade do uso para trabalhadores e visitantes de asilos.
Onde o uso é obrigatório?
- Hospitais, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, prontos-socorros, centros de saúde, laboratórios clínicos, clínicas médicas, odontológicas e fisioterápicas e etc.
- Meios de transporte coletivo de passageiros, incluindo taxi, transporte escolar, fretado e transporte por aplicativo, além dos locais de acesso, embarque e desembarque. Incluindo elevadores.
- Instituições de Longa Permanência de Idosos (asilos): trabalhadores e visitantes.
- Escolas de ensino médio, fundamental 1 e 2, educação infantil e creches, em local fechado, para trabalhadores, visitantes e alunos.
- Pessoas com sintomas gripais.
Von Zuben ressaltou que segue importante a orientação para moradores com sintomas respiratórios ficarem em isolamento. Além disso, reforçou a necessidade do uso regular para crianças que não estão vacinadas, inclusive em ambientes abertos.
Onde o uso é recomendado?
A Secretaria de Saúde de Campinas recomenda a manutenção do uso de máscara de proteção facial em ambientes abertos ou fechados em que não seja possível manter distanciamento mínimo de um metro para:
- Gestantes
- Idosos
- Portadoras de doenças crônicas
- Pessoas com imunidade baixa (imunossuprimidas)
“O uso de máscara pode ser mantido por todos aqueles que desejarem, sendo mais indicado nas situações de maior exposição à riscos, em especial nos ambientes fechados, por tempo prolongado, com aglomeração”, pontuou a prefeitura
Fonte: G1