A OLX concluiu um estudo com mais de 300 entrevistados para analisar os padrões de compra dos brasileiros neste Dia das Mães. De acordo com a pesquisa, 88% dos respondentes planejam presentear as mães nesta data, enquanto outros 24% pretendem presentear a esposa, 15% a sogra e 11% a avó. Vale destacar que, segundo a ABComm, espera-se um crescimento de 3% nas vendas do e-commerce durante o período.
Dos pesquisados da OLX, 35% estão dispostos a gastar entre R$ 50 e R$ 100 na compra do presente, enquanto 24% gastariam entre R$ 100 e R$ 150; 15%, de R$ 150 a R$ 200; e outros 15% desembolsariam mais R$ 200. No Sudeste, observa-se uma pretensão 6 p.p maior para valores acima de R$ 150.
Itens mais desejados dentro da plataforma para os presentes
Dentre aqueles que estão se planejando para comprar algo, 81,3% apontaram itens de moda e beleza como opção para presentear. Em seguida, aparecem experiências, como jantar fora ou voo de balão, com 27,3%. Empatados estão itens para a casa e eletrônicos com 14,7% cada um. No Mercado Livre, itens de beleza, cuidado pessoal e moda também são os preferidos para o Dia das Mães.
Pagamento
Ao serem questionados sobre o método preferido na hora de pagar a compra, a maioria dos pesquisados, 35%, estão dispostos a pagar no crédito, enquanto 22% pagariam no Pix e 19% à vista no cartão de crédito; 16% aponta a preferência por pagar no cartão de débito; e 9% pagaria com dinheiro. No Nordeste, a opção do pagamento pelo cartão de crédito é uma tendência mais forte, com 43% das respostas, enquanto que o débito é preferido por 7%.
Local de compra
Mais de 25% dos entrevistados pretendem comprar o presente de Dia das Mães, dentro da plataforma da OLX. Na visão de cada comprador, existe um anseio de presentear as mães.
Perfil demográfico
O estudo falou com mais de 300 consumidores ao redor do país, sendo:
Sudeste (48%);
Nordeste (23%);
Sul (15%);
Norte (9%);
e Centro Oeste (5%).
Gênero e idade
Entre mulheres (52%), e homens (48), a média de idade foi de:
mais de 41 anos (37%);
entre 31 – 40 (25%);
18 – 24 (20%);
e 25 – 30 (18%).
Classes sociais
Já para a média das classes, o levantamento registrou:
A (15%);
B¹ (15%);
B² (26%);
C¹ (27%);
C² (16%);
e D e E (1%).
Fonte: ECOMMERCE BRASIL