O governo de São Paulo determinou nesta sexta-feira (11) a ampliação do horário de operação do Comércio e a redução do horário de funcionamento de bares em todo o estado. As medidas foram tomadas para tentar evitar aglomerações e conter o avanço de casos de coronavírus.
Novas regras
- Bares passam a operar até as 20h e não mais até 22h
- Restaurantes podem funcionar até 22h, mas devem parar de servir bebidas alcoólicas às 20h
- Shoppings / Comércio, que na fase amarela só poderiam funcionar pelo período de 10h, terão autorização para operar durante 12h para evitar aglomerações por conta das compras de Natal
As novas regras foram divulgadas em coletiva de imprensa no início da tarde pelo secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn. As medidas passam a valer a partir deste sábado (12) e valerão por 30 dias.
“Nós vimos que era muito importante realizar um ajuste na fase amarela para expansão do funcionamento do comércio de 10 para 12 horas, mantendo a capacidade de 40%. Foi uma decisão técnica entre saúde e comércio para que possamos atender a necessidade de maior espaçamento entre as pessoas, evitar aglomerações, para que todos possam ter suas necessidades agora do fim do ano atendidas, mas com responsabilidade, com segurança. Então o que está permitido é a manutenção do horário de funcionamento até às 22h, mas com o limite de até 12 horas de funcionamento e 40% de ocupação”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Campinas Shopping
- O Campinas Shopping informou que, de segunda a sábado, o período de funcionamento é das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, é das 12h às 20h.
- Os restaurantes podem ficar abertos até 22h, mas a venda de bebida alcoólica é permitida apenas até 20h. Os bares podem funcionar apenas até às 20h.
Shopping Galleria
- As lojas do Shopping Galleria estarão abertas ao público das 10h às 22h, de segunda a sábado, e, das 12h às 20h, aos domingos e feriados.
- Os restaurantes e demais operações de alimentação passam a funcionar diariamente das 11h às 22h.
Iguatemi Campinas
- No shopping Iguatemi, as lojas devem funcionar das 10h às 22h, de segunda a sábado, e, das 12h às 20h, aos domingos e feriados.
- A praça de alimentação passa a funcionar diariamente das 11h às 22h.
Shopping Parque das Bandeiras
- As lojas e quiosques do Parque das Bandeiras irão funcionar diariamente, das 10h às 22h.
- A praça de alimentação deve estar aberta diariamente das 11h às 22h.
Parque D. Pedro Shopping
- O Parque D. Pedro Shopping informou que, de segunda a sábado, todas as operações funcionarão das 10h às 22h.
- Já domingos e feriados, as lojas estarão abertas das 12h às 20h, e a praça de alimentação e os restaurantes das 12h às 22h.
Shopping Prado Boulevard
- O funcionamento de segunda a sábado é das 10h às 20h no Shopping Prado Boulevard. Já domingos e feriados, é das 14h às 20h.
- As operações de alimentação ficarão disponíveis até às 22h todos os dias, com venda de bebidas alcoólicas até 20h. Os bares podem ficar abertos apenas até às 20h.
Spazio Ouro Verde
- O Spazio Ouro Verde informou que deve funcionar todas as operações das 10h às 22h, de segunda a sábado. Já, aos domingos e feriados, o shopping fica aberto das 10h às 20h.
Comércio de rua
A Associação Comercial e Industrial (Acic) informou que os comerciantes sugeriram os horários das 8h às 20h ou das 9h às 21h. No entanto, ainda será decidido se os lojistas terão liberdade para escolher o período de funcionamento.
Fonte: G1