A Black Friday 2022 é uma das datas mais esperadas do varejo brasileiro. Com um volume de vendas milionário, o período é cheio de oportunidades para lojas de todos os segmentos. Neste artigo, vamos te mostrar os 3 passos para lucrar com a Black Friday.
A Black Friday acontece durante a última sexta-feira de novembro. Em alguns segmentos, é possível lucrar o equivalente a um mês inteiro em apenas um dia! Mas, para isso, é preciso uma boa dose de preparação.
A data nasceu nos Estados Unidos, mas já faz parte do calendário varejista no Brasil. Em 2021, a Black Friday movimentou mais de R$ 7,52 bilhões entre quinta-feira e a sexta-feira, de acordo com o monitoramento da Neotrust.
Então, você quer aprender como lucrar com a data, atrair novos clientes e bater recordes de faturamento? Todas as dicas estão neste artigo.
Quando é a Black Friday 2022?
Em 2022, a Black Friday vai acontecer no dia 25 de novembro. Como sempre, a data é comemorada na última sexta-feira de novembro.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e a data foi escolhida para coincidir com o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, um feriado que acontece na última quinta-feira do mês.
Ainda que a data leve em seu nome apenas um dia, nós podemos observar uma tendência interessante que começou a acontecer no varejo brasileiro: a Black November.
A Black November nada mais é do que a antecipação das promoções de Black Friday durante todo o mês de novembro. Essa é uma técnica de negociação e venda que tem se provado muito lucrativa, pois permite que clientes antecipem suas compras.
Escolher entre promoções que duram apenas um dia ou todo o mês é uma tomada de decisão estratégica, que precisa levar em consideração o público da sua loja, o comportamento dos seus concorrentes.
Vale destacar ainda que, além da Black Friday, existe a Cyber Monday. Este evento acontece quase exclusivamente no varejo online e foca na venda de produtos eletrônicos. A data acontece na segunda-feira depois da Black Friday 2022.
Por que é importante se preparar para a Black Friday 2022?
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Google, a Black Friday é a data mais importante para as compras em varejo digital no país.
Em outros tempos, a Black Friday era vista como uma farsa devido às lojas que aumentavam o preço na semana anterior para dizer que “baixaram” na Black Friday. A famosa “metade do dobro”.
No entanto, com o ticket médio em crescimento e o consecutivo aumento de volume de compras, é possível observar que a data tem sido cada vez mais aceita pelo público comprador.
Outro ponto importante a destacar é que a data abre uma temporada forte de compras no país, com a proximidade do 13º salário, férias, natal, liquidações, etc.
É um período no qual, naturalmente, as pessoas estão mais dispostas a comprar e, por isso, é melhor preparar a sua loja.
Isso significa que é fácil ganhar dinheiro nessa época? Não…
Já vimos muitos empresários darem descontos sem responsabilidade e, no fim das contas, saírem no prejuízo. Perderam dinheiro e clientes, duas coisas que nenhum empreendedor pode se dar ao luxo de abrir mão.
Como sabemos que este é período estressante para os donos de loja, montamos uma lista do que você precisa saber para ter sucesso nas vendas.
Com estes passos, você vai entender o que deve se atentar para não perder nenhuma chance de venda. Vamos ver quais passos são esses?
Como vender mais na Black Friday 2022: 3 passos
Ainda que o período de vendas seja curto – podendo durar até um mês – a Black Friday requer uma preparação mais longa.
Isso porque esse é o período de vendas mais marcado pela competitividade no mercado. Se o seu cliente tiver uma experiência de compra ruim na sua loja, é possível que ele encontre o que procura na loja de um concorrente.
Nos próximos tópicos vamos te mostrar alguns cuidados que você pode tomar para evitar um cenário como esse e ir além: lucrar muito com a Black Friday 2022.
Vamos lá!
Faça um planejamento para Black Friday
Não se engane: o modo como sua empresa se porta nesta época do ano faz diferença em relação a como as pessoas olham e reconhecem a sua marca. Em especial aqueles que nunca compraram na sua loja.
Para muitos, o principal objetivo da Black Friday é vender muito. Mas o evento pode proporcionar muito mais do que isso. Com o planejamento certo, você pode fidelizar clientes, alavancar a sua marca e ainda se estabelecer como uma referência de mercado.
De acordo com a Google, 78% das pessoas voltam a comprar após uma boa experiência na Black Friday. Se você quer aproveitar essa estatística, preparar a sua loja para a temporada de compras é essencial.
Vamos detalhar como você pode fazer isso agora:
1. Tenha cuidado com a precificação
As pessoas que já frequentam a sua loja sabem qual é o seu preço comum de mercadoria e vão reclamar nos órgãos de defesa do consumidor – com razão! – se perceberem que você está dando descontos falsos.
A multa para este tipo de conduta é bem alta, mas o pior castigo será a perda da reputação. Um bem de valor inestimável para qualquer empresa.
Dar descontos falsos não funcionou para as empresas antes, quando a Black Friday ainda era um evento desconhecido, e não vai funcionar agora, quando os consumidores estão mais atentos às fraudes.
Gigantes da indústria se arrependem de ter tomado esta atitude quando a Black Friday veio para o Brasil e sabem que a honestidade compensa em longo prazo.
Por outro lado, vale o aviso: participar da Black Friday 2022 é importante, mas o percentual de desconto das peças é uma decisão interna. Por maior que seja a pressão, não se deixe levar por aqueles que colocam produtos pela metade do preço.
Pensar em preço significa olhar para a sua margem de lucro e entender o quanto precisará vender para compensar os descontos que está dando. Afinal, do que adianta dar trinta por cento de desconto num produto em que sua margem é vinte? Nada.
2. Escolha bem os produtos que vão participar da Black Friday
A Black Friday exige responsabilidade e planejamento. Este é o momento de ganhar dinheiro, não de perder e se enrolar com os pedidos.
Dessa forma, vale a pena incluir na lista de ofertas os produtos com margem de lucro maior ou com estoque encalhado.
Existem produtos que valem a pena incluir na sua estratégia, enquanto outros, não. O interessante é que você faça as seguintes reflexões:
- Vale a pena colocar em promoção um produto que já venderia normalmente?
- É inteligente dar 50% de desconto em um produto que venderia no preço normal?
- Tenho estoque suficiente para fazer uma promoção desse produto?
- Como posso usar essa data para limpar o meu estoque dos produtos encalhados?
As vendas devem ser encaradas de forma estratégica durante a Black Friday 2022, já que esse é um momento crucial para o comércio e pode ajudar a impulsionar o seu negócio durante todo o ano.
3. Saiba como colocar os descontos nos produtos
Aqui vai uma dica de ouro: não faz sentido fazer uma liquidação enorme com aquilo que vende sempre, a não ser que tenha uma condição diferenciada com o fornecedor.
Outra dica é colocar os produtos de venda regular com desconto menor, como 10%, ou sem desconto mesmo. Nos produtos que você quer queimar, dê descontos mais altos, até 50%.
Para ter controle dos descontos, faça um planejamento: abra uma planilha no Excel, ou onde achar pertinente, e monte um quadro. Lá, coloque o preço normal, o preço com desconto, a data de início da promoção e a data final.
Essa prática vai te ajudar a organizar cada promoção e não fazer nada de última hora.
Além disso, não esqueça que todos os links das promoções devem ser traqueados. É só assim que conseguirá saber de onde veio cada comprador. Assim, terá métricas eficientes que irão te mostrar o que funcionou e não funcionou nas suas ações.
4. Tenha um plano de contingência para logística e estoque
Imagine o pior cenário: você vendeu todo o seu estoque no primeiro dia. Pior ainda, seu sistema de entrega está com problema devido ao movimento e não vai conseguir entregar tudo na data prometida.
Isso pode ser um problema, certo?
Por isso é necessário pensar num plano de contingência.
Um dos grandes desafios da Black Friday é o estoque e a logística. Não adianta fazer um plano de vendas e não comunicá-lo aos seus fornecedores. É mais do que provável que eles atendam outras lojas e, sem o aviso com antecedência, seu negócio corre o risco de não receber os produtos que precisa.
Aqui também vale avaliar se o seu segmento é capaz de vender em grande volume. Esse é um problema ainda maior para empresas que estão dentro do segmento de produtos manufaturados ou sob encomenda.
Se você não tem estoque parado, por exemplo, uma boa ideia é negociar com fornecedores a venda de unidades extras, desde que as condições de compra sejam favoráveis.
5. Prepare seu site
O tráfego nos sites costuma ser muito maior durante a Black Friday. Os pedidos acontecem a todo o tempo, às vezes mais de um por vez.
Por isso, sua loja virtual precisa estar pronta para receber essas pessoas sem travar ou dar problema. E isso tanto na versão desktop – ou seja, para computador – quanto na versão mobile – para celular.
Uma dica? Teste a velocidade e capacidade do seu site. O tempo de carregamento é crucial para a experiência de compra do usuário, afinal, se o seu site demora para mostrar o conteúdo, ele vai sair da página.
De acordo com o Google, um tempo de carregamento satisfatório deve estar abaixo dos 2 segundos.
Caso perceba que o seu site ainda não está totalmente preparado para receber um volume de tráfego maior, entre em contato com o provedor do serviço de hospedagem e veja como ele pode te ajudar nisso.
Se você usa uma plataforma de Ecommerce – como a Nuvemshop, por exemplo – as chances de que você terá problemas com isso diminuem bastante, já que este é um serviço feito especialmente para lojas virtuais e conta com todas as otimizações necessárias.
E, já que estamos falando de preparar o seu site, vale também destacar a importância de personalizar o espaço para a Black Friday. Isso pode ser feito por meio de banners, landing pages e até mesmo na imagem dos produtos.
Crie campanhas de marketing para a Black Friday
Agora que você já fez toda a preparação nas áreas de logística, estoque e site, é hora de entender como comunicar aos seus clientes que a sua loja vai participar da Black Friday.
A seguir, compartilhamos algumas dicas, veja só!
1. Acompanhe os movimentos da concorrência
Um modo muito simples para não ficar para trás é analisar o que os concorrentes estão fazendo.
Você pode fazer isso se inscrevendo na lista de e-mail marketing deles, colocando um alerta no Google para os seus anúncios, seguindo nas redes sociais. Assim, você vai poder entender o timing e o modo como estão comunicando as promoções.
Medir a concorrência é um passo importante para saber se a ação que planejou está de acordo com o mercado.
No entanto, aqui vale um aviso: seus concorrentes devem estar no seu radar, mas não devem ter tanto peso na tomada de decisão da sua empresa. O intuito de observar seus rivais de mercado é absorver aprendizados e melhorar suas próprias estratégias, não fazer cópias.
Falamos isso pois um erro muito comum entre empreendedores durante a Black Friday é a guerra de preços. Muitos lojistas acham que a única maneira de chamar a atenção dos clientes e superar a concorrência é vendendo mais barato, mas esse é um erro.
Como já mostramos neste artigo, a precificação é um processo particular de cada empresa e você não deve deixar que a competição do mercado te faça perder dinheiro durante a data comercial.
2. Comunique as suas ofertas com antecedência
É comum algumas pessoas começarem a busca por promoções na internet antes da data oficial da Black Friday. Essa é a razão de algumas lojas começaram a dar descontos antes da data, algo que pode ser feito no seu Ecommerce, desde que planejado corretamente.
O que deve ter em mente é que seus clientes precisam ser informados que você vai participar da Black Friday. Deixe-os saber sobre as ações que estão por vir na sua loja virtual.
Uma boa ideia é usar uma janela personalizada para quem entrar no seu site e ficar por mais de 20 segundos. Além disso, você precisa pensar em como fazer as pessoas que buscam pelo Google saberem sobre as promoções que estão para acontecer na sua loja.
3. Invista tempo no planejamento das suas campanhas
De nada serve montar promoções excepcionais, ter um bom planejamento e peças lindas se, no final das contas, sua divulgação é ruim. Os clientes não vão adivinhar como será sua liquidação, nem quando começa.
Planejar suas ações de marketing e usar copywriting é imprescindível para vender melhor.
Para isso, você precisará saber quanto pode gastar com anúncios e para quem vai direcioná-los. Conhecendo bem o seu nicho será mais fácil fazer campanhas certeiras.
Em e-mails, por exemplo, sua empresa pode usar os gatilhos mentais para despertar interesse ao mostrar as promoções que vai fazer. Nas redes sociais, crie um suspense ao mostrar apenas prévias das promoções que estão por vir.
Além disso, deixe claro que a oferta tem tempo limitado ou que, se isso for verdade, tem poucos produtos em estoque. Isso vai fazer com que as ações sejam mais imediatas, pois o cliente não vai querer perder a oportunidade.
4. E-mail marketing
De acordo com a Shopify americana, a maior taxa de conversão durante a Black Friday é via e-mail marketing. Assim, todo empresário deve planejar campanhas de marketing para disparar e trazer clientes da base de volta para a loja.
Você precisa montar um pequeno calendário para entender quando vai enviar cada e-mail e para quais clientes. Se possível, tente separá-los por perfil de compra e envie emails mais “personalizados” para cada um.
Algumas ideias para os emails:
- Detalhes da promoção que está por vir;
- Detalhes do início da promoção;
- Lembretes que geram escassez ou urgência;
- Ofertas exclusivas para lista de e-mail;
- Prévia de produtos em promoção.
5. Não deixe o Google de lado
Segundo uma pesquisa, 86% dos entrevistados utilizam o Google para buscar produtos, mesmo que não pretendam comprar no Ecommerce. Eles fazem isso para conferir onde está mais barato, o que vale mais a pena, review de outros compradores, etc.
Além disso, cerca de 48% das transações online acontecem após buscas no Google.
Por isso, o seu produto precisa estar entre os primeiros que aparecem na busca. Ele precisa ser relevante em meio aos demais e, para isso, é interessante aplicar técnicas de SEO.
6. Ofereça recompensas para clientes fiéis
A Black Friday 2022 é a hora de construir relacionamentos mais profundos com seus clientes.
Mostre para seus compradores mais recorrentes que eles terão acesso exclusivo às promoções. Isso pode ser feito com uma oferta especial ou o acesso antecipado, talvez os dois.
Uma boa iniciativa é oferecer um cupom de desconto exclusivo, que pode ser enviado por e-mail. Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura: Marketing de relacionamento: saiba como aplicar no seu negócio.
7. Faça o remarketing para carrinhos abandonados
O tráfego e as compras não são as únicas coisas que aumentam durante a Black Friday… o número de carrinhos abandonados também sobe.
Boa parte dos visitantes que chegam ao seu site, vão sair sem comprar nada. Esse é um processo natural, afinal de contas, nenhum Ecommerce no mundo tem a taxa de conversão de 100%.
Apesar disso, existem estratégias que podem ser aplicadas para tentar aumentar essa taxa de conversão – e o remarketing é uma das mais efetivas. O remarketing nada mais é do que direcionar anúncios específicos para pessoas que visitaram o seu site, interagiram com produtos ou colocaram itens no carrinho.
Os parâmetros de cada campanha de remarketing mudam de acordo com os objetivos de cada empresa. Por exemplo, você pode fazer campanhas de remarketing para pessoas que visitaram uma página de categoria ou apenas para aquelas que clicaram no botão de comprar.
Também é possível fazer campanhas do tipo no Google Ads e no Facebook Ads. O que vale é entender onde está a sua audiência e quais os canais que mais podem causar impacto.
8. Otimize suas campanhas para dispositivos móveis
A gente vem batendo nesta tecla há algum tempo: o celular não é mais segunda tela, é a primeira!
Sua loja deve estar otimizada para funcionar perfeitamente pelo celular. Além disso, deve ter layout intuitivo e pensado especialmente na vertical, a versão mobile.
De acordo com o estudo da Ebit, no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 28,4% nas compras pelo celular, comparado ao mesmo período no ano de 2020. Esse número representou 28,2 bilhões de um total de 53 bilhões do faturamento do Ecommerce brasileiro, no primeiro semestre de 2021.
Hoje, 74% das decisões de compra são tomadas através de smartphones. Sua página precisa estar preparada para receber visitas de diversos aparelhos diferentes. É fundamental que ela seja responsiva para não limitar o público que pode alcançar.
E isso não vale apenas para a Black Friday, mas para o ano todo.
Faça um teste por si próprio. Entre no seu site pela internet, navegue pela sua loja, tente fazer uma compra. Os processos estão todos funcionando devidamente? Se não, é hora de traçar um plano para melhorar isso o mais rápido possível!
3. Disponibilize um atendimento de excelência
Como falamos durante o artigo, o ponto da Black Friday não é apenas vender, mas alavancar a sua marca e expandir o seu público consumidor. Isso pode ser feito de várias maneiras, mas uma das mais efetivas é oferecer um atendimento de excelência.
De nada adianta aumentar o tráfego para o seu site e até mesmo vender mais, se na hora que o cliente precisa de um suporte, ele tem dor de cabeça para entrar em contato. Isso pode fazer com que seu cliente se sinta desamparado e, em alguns casos, lesado pela sua empresa.
Por isso, esteja pronto para entregar produtos com agilidade, responder dúvidas de forma empática e prestar atendimento imediato, sempre que seu cliente precisar.
Se for financeiramente viável para sua empresa, considere contratar colaboradores temporários para te ajudar no atendimento durante a Black Friday. Apenas tenha atenção à preparação dessas pessoas, que precisam conhecer todo o processo de venda da sua empresa para ajudar os clientes.
Lembre-se que, no período, é importante manter sua reputação e ganhar clientes satisfeitos que vão comprar de você novamente. O atendimento precisa ser rápido e esclarecedor. Sem agilidade, seus clientes podem desistir.
E depois da Black Friday? Conheça iniciativas de pós-venda para o ano inteiro
Sua relação com os clientes não precisa acabar junto com o mês de novembro. Todos os novos e antigos clientes ainda vão precisar de produtos durante o ano, e se você fez um bom trabalho durante a Black Friday, eles sabem que podem confiar na sua empresa!
Depois que a data acabar, é hora de focar no pós-venda.
Em um primeiro momento, os processos de pós-venda vão estar bastante focados em processos como a entrega, troca e devolução de produtos. De acordo com a lei do arrependimento, o cliente tem até 7 dias corridos para desistir de uma compra.
Passada essa fase, é hora de começar a nutrir a sua nova base de clientes com conteúdos. Isso pode ser feito por meio do e-mail marketing e das redes sociais. Crie conteúdo de valor, que seja interessante para a sua audiência!
Esse também é um período interessante para pedir a opinião de seus clientes sobre os produtos comprados, convidando-os a deixar um review em seu site ou no Google.
Cyber Monday: como tirar proveito dessa data?
Para quem trabalha com eletrônicos e informática, a segunda-feira após a Black Friday também é uma data comercial interessante. A Cyber Monday é uma data nascida também nos Estados Unidos, mas que ainda não tem tanta força no Brasil.
E existem maneiras de potencializar as vendas da Cyber Monday e da Black Friday, mesmo que a sua empresa não esteja no segmento de eletrônicos.
Uma maneira de fazer isso é oferecendo uma moeda de troca para clientes que compraram durante a Black Friday. Uma empresa que faz muito bem isso é a Farm, uma loja de moda feminina.
Nos últimos anos, a Farm têm oferecido um cupom de desconto para ser usado na primeira compra após a Black Friday. Isso garante que as pessoas voltem à loja – física ou virtual – pelo menos uma vez durante a validade do voucher.
Além da Farm, várias lojas têm políticas de retorno semelhantes. Pense como pode fazer na sua loja virtual para que os clientes voltem após a Black Friday!
Fonte: E-commerce em prática