BLACK FRIDAY – Dicas para se preparar para uma das datas mais importantes do ano

Faltam cerca de 50 dias para a Black Friday 2018 e o mercado do varejo já se prepara para essa que é a segunda data mais importante para o setor – atrás apenas do Natal. Só para se ter uma ideia da relevância desse evento, a Black Friday movimentou R$ 2,1 bilhões no Brasil em 2017, um faturamento 10% maior que no ano anterior.

Neste ano a Black Friday será realizada no dia 23 de novembro.

Confira algumas dicas para melhorar seus resultados nesta data tão especial para o varejo:

1. OFEREÇA DESCONTOS REAIS

O consumidor moderno preza a transparência com as empresas com as quais se relaciona. Fique atento e pratique sempre descontos reais e com o máximo possível de informações para satisfazer os consumidores e evitar reclamações.

1. PREPARE A LOGÍSTICA

Esteja preparado para entregar tudo que você vender. Caso contrário, o Natal vai chegar e vai ficar tudo acumulado para depois. Além de atrasar as entregas da Black Friday, irá atrasar as do natal. Se preciso, contrate uma empresa especializada para fazer as entregas.

1. PLANEJE O ESTOQUE

Se você der grandes descontos, já deve saber que seu estoque vai girar. Então, não esqueça de que você ainda precisa de produtos para o Natal. Fique atendo à saída de produtos para verificar a necessidade de reposição do estoque. Se preciso, faça isso com antecedência planejando a média de venda.

1. PROGRAME-SE

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 23 de Novembro. Com preparação e planejamento, você consegue aproveitar a Black Friday para vender mais e melhor, sem prejudicar o relacionamento com seus clientes nem suas vendas de Natal.

1. FAÇA PROMOÇÕES COM PRODUTOS DESEJADOS

Não adianta oferecer produtos que ninguém quer comprar. Empresas de e-commerce normalmente sabem quais são os produtos mais vendidos. Ofereça um bom desconto em alguns deles. Isso ajudará a levar tráfego para o seu site e certamente gerará venda dos demais produtos de sua loja.

1. FOCO NO RELACIONAMENTO

É importante saber que o foco da Black Friday é girar o estoque e estreitar o relacionamento. Os descontos são uma forma de chamar a atenção para aumentar o movimento da loja e as possibilidades de venda, mas não se esqueça de incluir ações que ajudem sua marca a estar mais próxima de seu cliente durante o processo.

Relacione os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre ele. No futuro, você poderá utilizar as informações de contato desse cliente para conhecer as preferências e necessidades dele e, consequentemente, fidelizá-lo.

1. PREOCUPE-SE EM FAZER O CLIENTE VOLTAR

É muito ruim quando um cliente visita sua loja uma vez e não volta nunca mais, certo? Para evitar isso, você deve atendê-lo muito para que ele sinta vontade de voltar, e também precisa focar no relacionamento, mantendo contato com ele o ano inteiro. Mas, além disso, pode dar um incentivo para que ele volte em outra oportunidade.

Dê motivos para o cliente ser fiel à sua loja. Quando ele realizar suas compras na Black Friday, dê descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de Natal, por exemplo! Com o tempo, o relacionamento entre o seu varejo e o cliente ficará mais forte por meio da comunicação e do bom atendimento e assim, pode servir de incentivo para que ele volte em outra oportunidade.

FONTES: