A Prefeitura de Campinas (SP) informou nesta sexta-feira (7) que a cidade passará da fase 2 – laranja para a 3 – amarela do Plano São Paulo, que define as regras da reabertura gradual dos serviços em todo o estado durante a pandemia do novo coronavírus.
A terceira fase, chamada pelo governo estadual de flexibilização, permite a abertura do comércio por seis horas diárias e amplia a capacidade de atendimento de 20% para 40%.
Comércio
Comércio de Rua
Com a ampliação do horário de atendimento no comércio ficou estabelecido que as lojas de rua irão funcionar durante a semana das 10h às 16h e aos finais de semana das 9h às 15h.
Shopping
Os shoppings funcionarão em horários diferenciados, conforme abaixo:
Das 12h às 18h – Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Unimart Shopping, Shopping Spazio Ouro Verde e Shopping Jaraguá.
Das 15h às 21h – Shopping Parque D. Pedro Shopping, Shopping Parque das Bandeiras, Campinas Shopping e Shopping Parque Prado.
Confira outras mudanças:
- Restaurantes e bares reabrem para consumo local com 40% da capacidade e seis horas diárias
- Salões de beleza, cabeleireiros e barbeiras retomam com 40% e por seis horas diárias; sem ambiente de espera e com protocolos sanitários
- Academias podem reabrir com restrições por seis horas; capacidade de 30% e com agendamento
- Escritórios em geral também funcionam por seis horas e sem filas
- Cursos livres com capacidade de seis horas
- Parques públicos e clubes reabrem gradualmente para atividades individuais a partir de 15 de agosto
- Templos religiosos podem voltar a receber fiéis com mais de 60 anos, mas com recomendação para evitar, e com 40% de capacidade
- Retorno das aulas práticas de direção nas autoescolas
- Comércio de rua e shoppings passam a funcionar com 40% por seis horas diárias
Restaurantes
Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) fez um pedido para que os restaurantes pudessem abrir para jantar, até 22h. Para cumprir as regras do plano estadual, o Executivo municipal permitirá a abertura à noite após 14 dias na fase amarela.
Com isso, se a região continuar na fase amarela, bares e restaurantes vão poder funcionar à noite a partir do dia 21 de agosto. Até lá, o funcionamento pode ocorre dentro do intervalo de 6h às 17h, com abertura por seis horas a critério do estabelecimento.
Fonte: G1