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ChatGPT: fique por dentro dos benefícios e cuidados para a sua empresa

Os avanços tecnológicos criam cada vez mais ferramentas para beneficiar empresas e clientes. Uma delas é o ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer), um protótipo de robô virtual especializado em diálogo. Esta Inteligência Artificial (IA), lançada recentemente em novembro de 2022 pela empresa americana Open AI, vai impactar positiva e diretamente o comércio, pois otimiza processos e melhora a experiência do usuário.

A ferramenta foi treinada com base em dados da internet que foram armazenadas até 2021. O ChatGPT funciona de forma semelhante às assistentes virtuais Alexa e Siri, só que de forma escrita. O algoritmo, treinado para responder a perguntas complexas e praticamente sobre qualquer assunto em questão de segundos, alcançou, em janeiro deste ano, a marca de 100 milhões de usuários ativos, permitindo melhorias na eficiência e na eficácia da comunicação, além de ajudar a poupar tempo e recursos. Além de respostas para inúmeras perguntas, a ferramenta permite a criação de conteúdo.

 

Diferentemente dos chatbots utilizados até então, restritos em perguntas exatas dos usuários, com o ChatGPT, é o próprio bot que apresenta a solução para a dúvida do cliente, ou seja, ele não retorna para o usurário com outras inúmeras perguntas. No entanto, caso ocorra de o robô não entenda o que está sendo solicitado, ele pede mais informações para ser mais preciso e oferecer soluções rápidas para os usuários

Em linhas gerais, os ganhos práticos ao utilizar o ChatGPT incluem:

  • Automatização de respostas para perguntas frequentes e tarefas rotineiras, melhorando a produtividade da empresa e a jornada de compra do consumidor, além de diminuir custos;
  • Melhoria da eficiência e agilidade na comunicação com clientes ou usuários;
  • Redução de erros humanos em tarefas repetitivas;
  • Capacidade de responder a perguntas em tempo real, fornecendo suporte ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • Personalização de respostas baseada em dados do usuário ou da empresa, com recomendações e sugestões específicas para cada comprador;
  • Redução de custos, uma vez que não é necessário contratar funcionários especializados, os quais podem se focar em outras atividades que possam colaborar para o aumento da produtividade da empresa.

Apesar dos pontos positivos, o ChatGPT, como qualquer tecnologia, pode ter alguns riscos, como:

  • Desinformação: como a ferramenta tem como base os dados disponíveis na internet até 2021, o algoritmo pode dar respostas limitadas ou erradas se os dados forem imprecisos ou desatualizados;
  • Desconexão social: a dependência excessiva em modelos de linguagem baseados em inteligência artificial como os chatbots pode afetar negativamente as habilidades de comunicação das pessoas. É importante lembrar que nada substitui completamente a interação humana
  • Uso potencialmente prejudicial: como qualquer outra ferramenta inovadora, o ChatGPT pode ser usado de maneira prejudicial se não for usado de maneira responsável. A ferramenta pode ser usada, por exemplo, para gerar spam ou enganar pessoas de mal-intencionada e para gerar notícias falsas.
  • Conteúdo inapropriado: o modelo pode gerar respostas inapropriadas ou ofensivas, especialmente quando perguntas impróprias são feitas. No entanto, a ferramenta já vem reconhecendo essa questão, retornando tais perguntas com respostas de maneira responsável.

IA e profissionalização

A popularização dos modelos de IA, como o ChatGPT, provoca mudanças significativas no ambiente empresarial e no mercado de trabalho, principalmente na automatização de tarefas rotineiras e na criação de oportunidades de trabalho relacionados à tecnologia. Se, por um lado, existe preocupação com o possível impacto negativo no mercado de trabalho, por outro, é importante destacar que a ferramenta não substituirá completamente um profissional, uma vez que nada substitui o atendimento humano. Até mesmo porque para as novas tecnologias é necessária a intervenção humana para garantir a precisão e a confiabilidade das informações fornecidas.

Desta forma, a tendência é de que a IA (assim como outras tecnologias) crie mais oportunidades, ao invés de eliminá-las, diversificando as profissões, especialmente em áreas como análise de dados, criação de soluções personalizadas e atendimento ao cliente. Assim, é importante que os profissionais estejam preparados para essas mudanças e busquem desenvolver habilidades que possam ser complementares às tecnologias.

Passo a passo para acessar o ChatGPT

Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa se cadastrar com o seu e-mail. Depois, ele passa a ter acesso a uma caixa de texto na qual são inseridas as informações que deseja receber da plataforma.

Acompanhe, a seguir, o passo a passo para acesso ao ChatGPT.

  • Acesse a página da Open AI e clique em “Sign up”: https://chat.openai.com/auth/login
  • Inscreva-se no serviço. O usuário precisa realizar o login com usuário e senha. Se preferir, pode sincronizar o chat com a conta do Google ou da Microsoft.
    • O acesso a alguns recursos do ChatGPT ainda é gratuito. No entanto, a OpenAI passou a disponibilizar nesta semana para os usuários brasileiros o pacote plus. O plano custa US$ 20. Os assinantes passam a ter acesso à plataforma mesmo nos momentos que o tráfego ultrapassa a capacidade dos servidores.
  • Comece a conversar com a IA: escreva no campo de chat  o seu comando ou pergunta (pode ser em português).
  • Aguarde a resposta do ChatGPT: no menu à esquerda, o usuário pode criar uma nova conversa (“New chat”) ou selecionar um papo anterior, evitando misturar os assuntos. Caso a resposta ainda não atenda aos anseios, o usuário pode reformular a sua pergunta ou clicar em “regenerate response” para mais informações sobre o assunto. Até o momento, a OpenAI não liberou o aplicativo oficial do ChatGPT. Por isso, para usá-lo no celular é necessário recorrer ao navegador. A seguir, saiba como acessar o chat pelo smartphone.
  • Abra o link https://openai.com/blog/chatgpt com o navegador do celular. Em seguida, role a tela para o “Try ChatGPT”.
  • Clique em “Sign up” para criar uma conta. Nesta etapa, o usuário pode se cadastrar pelo e-mail e pelo número de telefone, ou usando uma conta do Outlook, da Apple ou do Google.
  • Se o processo for realizado pelo e-mail, será necessário inserir uma senha e clicar em “Continuar”. Caso faça diretamente pela conta, basta tocar no fornecedor de e-mail que você utiliza e selecionar a conta desejada.
  • Feito o processo, o ChatGPT será aberto. Para começar a usar, pressione na área de digitação. O ChatGPT mostrará alguns exemplos de comandos que o bot é capaz de fazer.

Em linhas gerais, a ferramenta tem diversas aplicações e o uso é bem simples. Basta enviar uma pergunta ou comando e aguardar a resposta.

 

Tendência mundial

A IA foi uma das tendências mais apontadas na Web Summit Lisboa, a maior conferência mundial em tecnologia – da qual participou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) –, em especial a respeito dos progressos quanto à intuitividade e à interatividade. A expectativa é de que a inteligência artificial seja cada vez mais interativa e conversacional com o usuário, resolvendo os mais variados problemas do dia a dia.

 

Fonte: FECOMERCIOSP 

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