Faltando menos de um mês para o Carnaval, os comerciantes de tradicionais pontos do centro de Campinas começam a realizar a transição do foco de vendas de materiais escolares, algo típico do início do ano, para o tradicional período de folia. Grande parte das lojas aguarda o recebimento das mercadorias para o próximo mês, mas já relata o início de uma movimentação pela procura de acessórios que serão usados no feriado.
O comerciante Bruno Queiroz, dono de uma loja de fantasias que está aberta há 42 anos e pertence à sua família, passando de geração em geração, explica que a movimentação do Carnaval é gradual e que as pessoas geralmente deixam para comprar os produtos mais perto da data do feriado.
“Como neste ano o carnaval cai nos dias 12 e 13 de fevereiro, esperamos que o movimento seja um pouco menor. Ainda há muitas pessoas com contas de janeiro. Mesmo que ainda tenhamos o quinto dia útil de fevereiro antes do carnaval, ainda não dá tempo de as pessoas terem um respiro. O que é mais esperado é o início dos blocos de pré e pós-Carnaval, neles acabamos vendendo mais”, explica Queiroz.
Edson Alves Miranda, dono de uma loja de decorações temáticas, também está se antecipando aos pedidos de encomendas para a data, utilizando o “jeitinho brasileiro” como estratégia para se preparar para as vendas.
“Existe o jeito brasileiro de fazer as coisas, então eu sempre espero que as vendas comecem de última hora. É sempre na última semana que antecede o Carnaval que começa a loucura e a correria. Então estou esperando que as mercadorias cheguem no dia 20 deste mês.”
Rosiane Lima de Matos, gerente de uma loja que vende artigos para festas, também aguarda animada pelos clientes. “As vendas de acessórios foram fortes nesses anos e esperamos que se mantenha dessa forma. Perucas e tiaras são os itens que mais saem. Além disso, as fantasias infantis sempre vendem bem. O pessoal geralmente começa a procurar por acessórios já por conta do préCarnaval, mas a semana antes dos blocos é de correria.”.
BLOCOS
O Carnaval de Campinas 2024 terá cerca de 55 blocos de rua que se inscreveram na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O primeiro dia de desfile dos blocos de rua está programado para o Pré-Carnaval, no dia 27 de janeiro, o último sábado deste mês. A Pasta divulgará em breve mais detalhes sobre datas, horários, itinerários e a relação de blocos que vão desfilar.
Entre os destaques do Carnaval deste ano estão o inédito Bloco do Mamaço, no Parque Taquaral, e o bloco de marchinhas e sambas tradicionais organizados pela comunidade de uma Igreja Católica da Vila Georgina, em Campinas.
Dos principais blocos inscritos, destacam-se alguns bem conhecidos do público, como os tradicionais “Nem Sangue Nem Areia”, “Tomá na Banda” e o “Bloco do Bob”. Há também blocos novos, como o “Carna DIC”, “Toada”, “Bicuda” e os da região do bairro Nova Europa. Para as crianças, as opções são, por exemplo, o “Bloco das Caixeirosas”, o “Bloco do Circo” e o “Bloco do Ribeirão”.
DESFILES
Além dos blocos tradicionais, é aguardada para este ano a retomada dos desfiles das escolas de samba de Campinas. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e a Liga das Escolas de Samba de Campinas (Liesca) se reuniram no ano passado e preparam, em conjunto, um novo projeto de organização para as escolas e a profissionalização dos seus dirigentes. Campinas não realiza a disputa das agremiações desde 2015.
Na lista prevista, estão algumas tradicionais escolas de samba, como a Estrela D’Alva, que completou 73 anos no dia 30 de junho do ano passado, sendo a mais antiga agremiação de samba da cidade ainda em atividade, a Rosa de Prata, da Vila Castelo Branco, a Unidos do Shangai, que representa a região do distrito do Ouro Verde, e a Leões da Vila Padre Anchieta, última campeã do carnaval de Campinas. Ainda há a caçula, a Majestade do Samba do Jardim Santa Lúcia, que deverá fazer a sua estreia neste ano.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conta com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Urbanismo, Cimcamp, Emdec, Setec, Samu, Sanasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária na realização do carnaval de Campinas.
Fonte: Correio Popular