Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor tem ganhado cada vez mais relevância no comércio digital, sendo considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial do e-commerce.
E o evento não se resume a um único dia: nos últimos anos, ele tem movimentado uma semana inteira de ofertas para atrair os clientes e potencializar os resultados do varejo.
Em 2022, os e-commerces faturaram R$ 7,2 bilhões na primeira quinzena de março — um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Os dados são de um relatório da AlliN e mostram o potencial do Dia do Consumidor para alavancar as vendas da sua loja virtual.
Se você quer fazer a sua loja deslanchar nessa sazonalidade, confira nossas dicas para preparar o seu e-commerce para a data!
O que é o Dia do Consumidor?
Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. Por aqui, o evento ganhou vida em 2014.
Ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para os e-commerces.
Recentemente, surgiu a tendência de expandir a data para a Semana do Consumidor, e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.
Quais foram os resultados da Semana do Consumidor em 2022?
Como destacamos no início do conteúdo, o faturamento total do varejo online entre 1 e 15 de março do ano passado foi de R$ 7,2 bilhões.
Segundo a pesquisa da AlliN, o período de um mês que antecedeu o Dia do Consumidor foi marcado por diversos picos de visitas no e-commerce. Esse cenário revela a importância da ativação de campanhas com antecedência para a geração de tráfego.
Já as vendas tiveram o seu pico no próprio Dia do Consumidor, indicando que muitos usuários acompanharam os produtos desejados ao longo do mês e, então, fizeram suas compras na data oficial do evento.
As categorias de produtos que mais geraram faturamento na ocasião foram Telefonia, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Informática e Moda e Acessórios.
Já em relação ao número de pedidos, os segmentos de destaque foram Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Alimentos e Bebidas, Saúde e Utilidades Domésticas.
Como preparar o seu e-commerce para o Dia do Consumidor 2023?
Dados da SimilarWeb indicam que as principais lojas virtuais do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais na Semana do Consumidor. Com base nisso, é notável o crescimento da busca por uma boa promoção nesse período.
Cabe aos e-commerces oferecer as melhores promoções e garantir uma experiência de compra incrível para atrair os clientes nessa ocasião. Com um planejamento eficiente, é possível tirar o máximo proveito do evento e turbinar seu faturamento no começo do ano.
Para te ajudar a preparar a sua loja virtual para o Dia do Consumidor, fizemos uma lista com 7 dicas essenciais para se dar bem nessa data cada vez mais importante para o varejo online.
1. Ofereça promoções atrativas
Parece óbvio, mas as ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Por isso, é essencial oferecer promoções e descontos vantajosos para seus clientes ao longo da semana do evento.
Para conquistar os consumidores, você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque, por exemplo. Analise também as estratégias e os preços praticados pela concorrência, para garantir promoções competitivas.
No entanto, é importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro.
Além de descontos, você também pode oferecer outros tipos de benefícios, como kits de produtos, condições de pagamento especiais, brindes, cashback etc.
Para planejar as suas promoções estrategicamente, utilize nossa calculadora de preços gratuita, clicando no banner abaixo. Com ela, você poderá definir o preço de venda dos seus produtos, de forma simples e prática!
2. Invista na experiência do consumidor
Nada mais frustrante do que passar por uma experiência de compra negativa, não é mesmo?
O preço é um fator muito importante para a conversão, mas cada vez mais os usuários buscam uma loja que preze por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva de fato eventuais problemas.
Para garantir esses aspectos na Semana do Consumidor, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de eficiência em todos os canais. Seu negócio deve estar preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia.
Além disso, é fundamental preparar a estrutura do seu e-commerce com antecedência. Confira a infraestrutura de tecnologia do seu site, para evitar instabilidades durante os picos de acessos da semana.
Se o seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o seu site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra.
Ao garantir uma experiência positiva para os compradores, é possível aumentar sua conversão de vendas e fazer com que seus clientes tornem-se leais à marca e indiquem o seu negócio para outras pessoas.
3. Divulgue suas ações de forma estratégica
As pessoas já começam a buscar pelos produtos desejados nos dias que antecedem o evento. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações de divulgação para conquistar a atenção dos clientes e gerar tráfego para a sua loja.
Na primeira quinzena de 2022, foi registrado um crescimento de 23% no volume de agendamentos de campanhas nas redes sociais, segundo o levantamento da AlliN.
Dessa forma, vale investir em uma campanha específica da Semana do Consumidor nas mídias pagas, comprando palavras-chave no Google ou aplicando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram.
Mas lembre-se: não invista em anúncios para qualquer produto de forma aleatória. Selecione produtos estratégicos, de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados.
Você também pode fazer ações de engajamento ao longo da semana nas redes sociais, divulgando suas ofertas e liberando cupons de desconto exclusivos, por exemplo. Tudo isso vai aumentar a sua presença online e atrair novos potenciais clientes.
4. Disponibilize vantagens no frete
60% dos pedidos realizados durante a Semana do Consumidor em 2022 tiveram frete grátis, segundo a AlliN.
Esse dado reforça a importância do valor do frete para a decisão de compra do consumidor, sendo que um benefício nesse sentido pode ser determinante para evitar o abandono de carrinho no e-commerce.
Logo, se você quer se destacar da concorrência no período do Dia do Consumidor, oferecer vantagens no frete pode ser um importante diferencial competitivo.
Se você não tiver condições de arcar com o frete grátis para todas as compras feitas na sua loja virtual no período, uma solução é disponibilizar esse benefício somente para:
- pedidos acima de um determinado valor;
- produtos ou categorias específicas;
- regiões mais estratégicas do país;
- primeira compra de novos consumidores.
5. Implemente soluções omnichannel
O consumidor atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Portanto, é essencial investir em soluções omnichannel, ou seja, que integram todos os seus canais de vendas e comunicação.
Isso inclui padronizar o seu atendimento, integrar os estoques e oferecer opções de entrega facilitadas.
Para atender às diferentes necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, incluindo o Click & Collect, no qual o cliente faz a compra online e retira o pedido na loja física ou centro de coleta.
Assim, o consumidor tem a facilidade de escolher o modo de entrega da sua preferência, tendo uma experiência de compra positiva no seu e-commerce.
6. Preocupe-se com a fidelização dos clientes
O relatório da AlliN revela que 3,6% das pessoas que fizeram uma aquisição no Dia do Consumidor em 2022 compraram em uma mesma loja da edição anterior.
Para aumentar ainda mais essa taxa de recompra no próximo ano, invista em ações de pós-venda. É nesse contato que você torna sua marca parte da rotina do consumidor, entregando benefícios, informações e novas oportunidades de compra.
Portanto, aproveite o Dia do Consumidor para planejar ações na entrega do produto e no pós-venda. Uma experiência de entrega rápida com uma embalagem que se destaca já é um ótimo diferencial, assim como cupons e brindes.
Você também pode fazer pesquisas de satisfação com o cliente após a compra e garantir um processo de logística reversa eficiente para os casos de trocas e devoluções. Tudo isso vai enriquecer e deixar ainda melhor a experiência do seu consumidor.
7. Foque no seu meio de pagamento
Você já parou para analisar se o seu site facilita ou dificulta a compra na hora do cliente dar o clique final? Ou melhor: nesse momento tão decisivo, seu site passa credibilidade, confiança e segurança?
Dar atenção ao meio de pagamento é vital para qualquer e-commerce, oferecendo aos usuários um ambiente fácil, seguro e com as principais opções de pagamento para ele concluir sua compra.
Além disso, ter um checkout fluido e transparente é muito importante para que todo o processo de pagamento aconteça dentro do seu próprio site. Isso gera mais credibilidade para o cliente na hora de inserir dados sensíveis do seu cartão.
O Pagar.me é um meio de pagamento que oferece todas essas vantagens, por meio de uma solução simples, completa e segura para vender online via cartão de crédito, boleto bancário e Pix.
Contamos com uma tecnologia estável e robusta, integração simples com as principais plataformas de e-commerce e várias funcionalidades para aumentar sua conversão, como checkout transparente e link de pagamento.
Assim, você garante a melhor experiência de compra para o seu cliente e vende mais no Dia do Consumidor e ao longo de todo o ano.
Fonte: Pagar.me