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Dia do Consumidor: atenção a prazos, custo do frete, qualidade dos anúncios e precificação é diferencial para quem busca vender mais

Os primeiros meses do ano são desafiadores para grande parte dos segmentos varejistas, já que os consumidores ainda sofrem com os impactos dos gastos de Natal e Ano Novo sobre o orçamento doméstico, além da cobrança de impostos (como IPVA e IPTU) e de outras despesas (como material escolar). Adicionalmente, há a escassez de datas comemorativas no período, já que o Carnaval e a Páscoa têm efeitos positivos apenas sobre algumas atividades específicas – e a primeira data que mais afeta diretamente o varejo é o Dia das Mães, no mês de maio.

Neste contexto, uma data tem ganhado destaque nos últimos anos, em especial no comércio eletrônico, para promover liquidações e descontos marcando o início do calendário de datas comemorativas. É o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março – representando a conquista de direitos pelos consumidores –, cujas ações relacionadas à data têm se estendido por vários dias, na chamada Semana do Consumidor, que, neste ano, será entre os dias 14 e 20, e até mesmo para todo o mês de março, o Mês do Consumidor.

No ano passado, o faturamento do comércio eletrônico entre os dias 2 e 15 de março foi de R$ 6,3 bilhões, crescimento de 85% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com levantamento da AlliN e da Social Miner, empresas de estratégia de marketing. Não à toa, a data tem sido chamada de “Black Friday do primeiro semestre”, sendo a grande aposta do e-commerce para aquecer as vendas nestes seis primeiros meses de 2022.

Uma sondagem, também feita pela AlliN, revelou que, para o Dia do Consumidor em 2022, 42% dos entrevistados têm intenção de aproveitar a data para comprar, 42% estão indecisos e apenas 16% declararam não ter intenção de compra. Sobre o perfil do produto, informação de extrema relevância para a formação dos estoques, destacam-se os itens de primeira necessidade (de higiene, beleza e limpeza) e de desejo, considerados supérfluos, como relógios.

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Fonte: AlliN – Dia do Consumidor 2022.

 

Para auxiliá-lo(a) a otimizar seus resultados no Dia do Consumidor, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) preparou algumas dicas com foco no comércio eletrônico, mas que, em parte, podem ser replicados nas lojas físicas.

  • Qualidade do anúncio

Faça uma revisão dos anúncios, verificando se título, fotos e descrição do produto estão corretos ou necessitam de ajuste, bem como a aplicação correta das palavras-chave. Em alguns segmentos, como o de cosméticos, é comum haver mudanças de embalagem. Em razão disso, é importante revisar e melhorar as fotos do produto para não haver confusão pelos clientes.

  • Portfólio

Aproveite os dias que antecedem a data para anunciar o maior número de produtos possível. Ter uma grande variedade de mercadoria aumenta a probabilidade de vendas. Além disso, fique atento a tendências de mercado e lançamentos das principais marcas que a loja trabalha, pois certamente eles chamarão a atenção dos clientes.

  • Estoque

Contar com um volume de estoques adequado é fundamental para obter sucesso na data e não correr o risco que os produtos acabem nas primeiras horas do dia. Além de verificar os itens faltantes, é importante reforçar o estoque da mercadoria que a loja pretende oferecer desconto.

  • Precificação

No processo de revisão do estoque, fique atento ao preço de custo e se será necessário repassar um eventual aumento ao cliente. Verifique se as margens estão saudáveis e quais produtos terão desconto.

  • Prazo e frete

Faça simulações em produtos da sua loja online para verificar se há algum erro em relação ao prazo de entrega e valor do frete. Em virtude de eventuais falhas no sistema, pode acontecer, por exemplo, de um cosmético pequeno ter um frete de R$ 80 para uma região próxima, o que inviabiliza a compra. Se um problema deste tipo for detectado, abra um chamado no marketplace.

  • Monte kits e ofereça brindes

A montagem de kits é uma ótima estratégia para aumentar o tíquete médio e diluir custos, como os de embalagens e a taxa fixa cobrada por alguns marketplaces. Para produtos muito concorridos, seja criativo e ofereça um brinde relacionado ao produto. Isso vai diferenciar a sua loja dos concorrentes.

  • Central de promoções

Fique atento aos comunicados e à Central de Promoções dos Marketplaces. Em alguns casos, o marketplace pode subsidiar parte do desconto que o lojista oferece aos clientes no Dia do Consumidor.

  • Operações e reputação da loja

Prepare a sua operação para a data, revisando processos e verificando se o número de funcionários é suficiente. Certifique-se de que o estoque de materiais envolvidos na preparação e no despacho dos pedidos (caixas, fitas, etiquetas etc.) esteja adequado. Nos dias que antecedem a data, é importante que não haja erros com os seus pedidos, já que uma avaliação negativa recente vai prejudicar a reputação da loja, podendo desestimular a compra.

 

Fonte: FECOMERCIO 

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