Blog Sindilojas

Dia dos Pais: vendas do segmento de vestuário e calçados devem crescer 5,8% na região de Campinas – Eletrodomésticos e eletrônicos deve sofrer queda de 10%

Entretanto, faturamento das três atividades mais impactadas pela data pode ficar bem próximo da estabilidade em comparação com o ano passado, segundo projeções da FecomercioSP

Os segmentos varejistas mais sensíveis ao Dia dos Pais devem faturar R$ 2,36 bilhões em agosto na região de Campinas, praticamente estável (0,1%) em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Se as estimativas forem confirmadas, serão apenas R$ 2,8 milhões a mais em receitas em comparação com agosto de 2024.

Usualmente, três atividades são mais impactadas pela data. A projeção é que as lojas de vestuário, tecidos e calçados liderem a expansão nas vendas, com alta real de 5,8%, seguidas pelas farmácias e perfumarias, com um avanço de 2,1% no faturamento em relação a agosto do ano passado. Em compensação, o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve sofrer queda superior a 10%. Por comercializar bens duráveis, em que a compra normalmente é dependente de crédito e do comprometimento da renda por vários meses, a atividade acaba sofrendo os efeitos dos juros elevados. No acumulado dos últimos 12 meses até maio, o faturamento caiu 11,4%.

Na visão da FecomercioSP, por abrir o calendário de datas comemorativas do segundo semestre, o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para que o comércio varejista possa avaliar e ajustar estratégias. De um lado, o varejo começa a sentir os efeitos do ciclo de alta da taxa básica de juros desincentivando o consumo. De outro, segue sendo estimulado pelo mercado de trabalho aquecido. Nesse contexto, a data pode ser considerada um “termômetro” de como serão as vendas no resto do ano. São informações importantes para que o empresário possa planejar melhor as compras, os estoques e o quadro de colaboradores, entre outros pontos relevantes para a operação.

Para o presidente do Sindilojas Campinas e Região, Carlos Augusto Gobbo, apesar do crescimento modesto nas projeções, o momento exige atenção redobrada. “O Dia dos Pais não é apenas uma data afetiva no calendário comercial, mas também uma janela estratégica para que o lojista avalie o comportamento de compra e antecipe ajustes. Mesmo com o consumo em ritmo mais lento, setores como vestuário e perfumaria ainda oferecem boas oportunidades”, pontua.

Segundo Gobbo, os desafios enfrentados pelo varejo vão além das taxas de juros. “Há uma preocupação crescente com a insegurança jurídica e regulatória, que cria um ambiente instável para o empresário. A falta de clareza nas regras trabalhistas, sindicais e tributárias tem dificultado decisões de investimento e contratação, especialmente para os pequenos e médios negócios”, afirma.

Outro fator destacado pelo presidente do Sindilojas é a necessidade de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo local. “O comércio continua sendo um dos grandes pilares da economia regional, mas precisa de mais respaldo institucional. Reduzir burocracias, garantir segurança jurídica e ampliar o acesso ao crédito são ações urgentes para destravar o crescimento do setor”, reforça.

Gobbo também chama a atenção para a importância da data como preparação para períodos de maior movimento no segundo semestre. “As ações planejadas agora servirão de base para o desempenho do comércio na Black Friday e no Natal. Quem se adianta na organização de estoque, equipe e comunicação tende a se sair melhor lá na frente.”

Por fim, o presidente lembra que, mesmo em um cenário de crescimento contido, o otimismo moderado é bem-vindo. “O comerciante tem resiliência e criatividade. Com foco na experiência do consumidor e em boas práticas de gestão, é possível fazer dessa data um bom ensaio para um segundo semestre mais próspero”, conclui.

Agenda

Últimas Notícias

Justiça

O TRT-15, em decisão unânime, ratifica as categorias representadas pelo Sindilojas. Acesse e verifique se sua empresa está devidamente enquadrada. Evite prejuízos trabalhistas.