Donos de bares e comércios em Campinas protestam contra fechamento durante fases laranja e vermelha

Donos e funcionários de bares protestam em Campinas (SP), desde o fim da manhã desta segunda-feira (25), contra o fechamento dos estabelecimentos aos finais de semana e feriados, além da impossibilidade de atender presencialmente durante dias úteis, em virtude das regras das fases vermelha e laranja do Plano SP contra a Covid-19. O ato foi organizado pelo setor, que alega dificuldade em manter os empregos durante a pandemia e indica prejuízos com perdas de alimentos.

Os participantes saíram do Largo do Rosário e seguiram em passeata até a prefeitura. Eles usam um carro de som, cartazes e estão concentrados nas escadarias do Paço Municipal.

Por volta das 13h, representantes do grupo estavam em reunião com integrantes da administração, com objetivo de reivindicar flexibilizações no decreto que ainda será publicado pela metrópole e, com isso, contrariar as normas restritivas que foram impostas pelo governo paulista no planejamento.

O estado diz que as restrições são necessárias diante das altas de casos, internações e mortes por Covid-19 nos últimos 15 dias, além da pressão por leitos de UTI para pacientes com a doença.

Bares e restaurantes

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criticou a decisão do governo de regredir todo estado à fase vermelha do Plano SP aos finais de semana e feriados, e das 20h às 6h em dias úteis, além da adoção das regras da fase laranja nos demais períodos na região de Campinas.

Segundo Matheus Mason, presidente da Abrasel na Região Metropolitana de Campinas (RMC), os empresários não têm como pagar os salários dos funcionários em março com as novas regras.

Ele diz que 60% do faturamento do setor ocorre aos finais de semana, enquanto que 54% do consumo ocorre no período noturno, períodos em que a fase vermelha prevê a proibição do atendimento presencial e vendas apenas por delivery ou drive-thru.

Fonte: G1 Campinas