ESocial só poderá ser acessado com contas gov.br prata ou ouro

O governo concluiu nesta segunda-feira (dia 12) a mudança que vai liberar o acesso para o eSocial — sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados — somente por meio de contas Gov.br, dos níveis prata ou ouro.

De acordo com o governo, tanto pessoas físicas , como empregadores domésticos, como empresas precisam se ajustar às novas regras. Em dezembro do ano passado, o login tradicional, por meio de códigos de acesso, começou a ser descontinuado. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pelo eSocial, o login por meio da conta gov.br garante mais segurança para empregadores e trabalhadores.

A folha de pagamentos de junho, que vence em 7 de julho, só poderá ser elaborada e fechada por usuários com login Gov.br.

Níveis de segurança

A conta Gov.br para acessar serviços públicos digitais está disponível a todos os brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

As contas cadastradas exclusivamente com informações do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são consideradas nível bronze. Também tem esse nível o cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).