Mais da metade dos brasileiros farão as compras de final de ano online, diz pesquisa

A Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo, anunciou hoje os resultados da Holiday Shopping Snapshot de 2021 , uma pesquisa global feita com 9.000 consumidores de nove países da Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul e Austrália. No Brasil, o estudo mostra que mais da metade dos brasileiros (53%) pretende fazer as compras online em 2021. Esta é uma tendência crescente no país: nos últimos anos, o resultado foi 30% em 2019 e 47% em 2020. E as compras esse ano, segundo 70% dos respondentes, começou mais cedo por acreditarem que conseguem melhores preços. Um terço deles pretendiam iniciar no dia da Black Friday (26/11) e 56% no mês de novembro.

Ainda, os brasileiros são mais abertos às compras em marketplaces (90%) do que nos demais países. Os motivos são por acreditarem que as entregas nessa plataforma são mais rápidas (64%) e por conseguirem melhores preços (75%).

Em 2020, o impacto da pandemia global fez com que as compras de Natal online aumentassem quase 50% em relação ao ano anterior, saltando de 31% em 2019 para 46% no mundo. Um ano depois, o consumidor médio planeja novamente realizar 46% de todas as suas compras de final de ano pela internet, mesmo com a reabertura de lojas e shoppings. Além disso, metade dos entrevistados relatou ter começado a fazer as compras mais cedo do que no ano passado, indicando a influência dos problemas da cadeia de abastecimento.

Compras online passam a ser feitas nos marketplaces

O aumento das compras online também se refletiu no uso de marketplaces, que crescem à medida que os consumidores procuram preços mais baixos (60%), entrega mais rápida (50%) e melhores seleções de produtos neste período de festas (40%). O relatório ainda contextualiza o crescimento dos marketplaces a partir da perspectiva do consumidor e destaca ainda mais as oportunidades nesse mercado para operadores e empresas que procuram vender por meio de marketplaces.

Outras descobertas importantes do relatório Holiday Shopping Snapshot de 2021:

• Os consumidores recorrem aos marketplaces em busca de melhores preços: Três em cada cinco (60%) consumidores em todo o mundo afirmam que preços melhores são uma das razões pela qual estão usando marketplaces online para comprar neste ano. Quase todos os entrevistados – 94% em todo mundo- afirmam que planejam manter (ou até aumentar) a frequência com que compram através de marketplaces.

• Vendedores terceirizados também se beneficiam do boom do marketplace: Nove em cada 10 entrevistados no Brasil disseram que certamente comprariam ou considerariam comprar presentes de Natal de vendedores terceirizados através de marketplaces online. A geração Y e a Geração Z são de fato as mais propensas a comprar de vendedores terceirizados em marketplaces.

• Distanciamento social ainda é motivo entre a escolha dos brasileiros para compras online: 40% dos entrevistados no Brasil citaram o distanciamento social e a tentativa de evitar aglomeração como razão para optar por marketplaces.

Metodologia

A Mirakl entrevistou 9.000 consumidores em nove países, sendo 1.000 respondentes do Brasil, com o objetivo de compreender o comportamento dos consumidores durante as compras para as festas de final de ano. A pesquisa foi realizada em outubro de 2021 pelo Schlesinger Group, uma empresa de pesquisa independente.

Fonte: NEWTRADE