Prefeitura investe R$ 4,4 milhões na revitalização da rua José Paulino

O Presidente do Sindilojas Campinas e Região, Carlos Augusto Gobbo, participou do anuncio realizado pela prefeitura de Campinas na tarde desta sexta-feira, dia 6 de outubro, projeto para obras de requalificação da rua José Paulino, no Centro. Serão investidos R$ 4,4 milhões pela Secretaria Municipal de Transportes e as obras estão previstas para começar no dia 21 de novembro, com duração estimada de 12 meses. O projeto de Rua Completa está inserido dentro do Programa Revivacidade e das estratégias de planejamento para o município, alinhado com as diretrizes do “Polo Estratégico de Desenvolvimento – Área Central”.

O projeto prevê acesso seguro e confortável para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Privilegia o resgate do espaço público para as pessoas e o caminhar com segurança. Durante o evento, o prefeito Dário Saadi assinou a Ordem de Serviço (OS) para a realização das obras.

O prefeito enfatizou algumas qualidades da obra. “Melhora a circulação de ônibus do transporte público; abre uma ciclofaixa, dando mais segurança aos ciclistas, que será integrada à ciclofaixa da avenida Campos Sales; e melhora o ambiente, com um novo mobiliário urbano, com uma rua totalmente requalificada”, pontuou. E concluiu: “Eu tenho certeza que com essa obra estamos ampliando a requalificação do centro da cidade”.

A rua José Paulino é um ponto estratégico para a requalificação do Centro de Campinas e servirá de modelo para a cidade. O projeto está em consonância com o artigo 27 do Plano Diretor do Município, que define “…valorização do espaço público; qualificação ambiental; desenvolvimento de novos modais para atendimento da área central; redução do trânsito de passagem, valorizando a relação com o pedestre; preservação do patrimônio edificado; melhoria da acessibilidade; ampliação e recuperação das calçadas, com adaptação para circulação de pessoas com deficiência; padronização do mobiliário urbano, entre outros.”

Ações

O projeto de requalificação da rua José Paulino prioriza o caminhar, pedalar e o transporte coletivo. Haverá a implantação de ciclofaixa e de faixa exclusiva para o transporte público. Os investimentos serão na ordem de R$ 4,4 milhões, com verba de Secretaria Municipal de transportes. As obras começam no dia 21 de novembro e serão realizadas pela Comercial e Construtora Fênix Ltda. O prazo estimado para execução é de 12 meses.

O limite de velocidade na via será reduzido para 40 km/h. Os trabalhos serão executados em 835 metros, nas nove quadras da via.

A rua José Paulino atravessa o “Rótula”, o Corredor Central, formado pelas vias Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva. A via forma um sistema binário (uma vai e outra volta) com a avenida Francisco Glicério.

A rua José Paulino faz cruzamento com vias importantes, como Benjamim Constant, Campos Sales, Treze de Maio (Calçadão).

“O grande detalhe é trazer de volta uma acessibilidade ao pedestre, principalmente. A região central é composta, muitas vezes, por pessoas que chegam ao Centro de ônibus ou pedestres que moram na região. Nós queremos melhorar essa acessibilidade”, enfatizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Riverete também destacou a importância de mais ciclofaixas na região central e da requalificação do Centro. “A região precisa de uma reforma. Há quantos anos não se tem uma reforma em vários pontos da região central? Acho que esse projeto vai trazer de volta uma grande qualidade para a José Paulino”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Campinas