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Procon de Campinas registra alta de 9,6% em atendimentos em 2022 e lista perfil de empresas mais reclamadas e principais motivos

O Procon de Campinas (SP) encerrou 2022 com alta de 9,6% na quantidade de atendimentos, no comparativo com o ano anterior, segundo a prefeitura. Um levantamento divulgado pelo órgão de defesa nesta quarta-feira (15) também mostra quais são as dez empresas mais reclamadas por consumidores da cidade, o perfil delas, e as queixas mais recorrentes. Confira abaixo detalhes.

Atendimentos e busca por apoio eletrônico

O Procon fez 113,9 mil atendimentos no ano passado, ante 103,8 mil em 2021.

A prefeitura diz que o serviço eletrônico é o mais procurado, embora os índices de outros meios de apoio sejam próximos. Os atendimentos em geral incluem não somente recebimento de queixas, mas também pedidos de fiscalização e orientações sobre negociações de dívidas, cálculos e direitos.

  • Eletrônico – 39.982 (35%)
  • Telefônico – 37.752 (33%)
  • Presencial nos postos: 36.304 (32%)

 

Perfil de empresas mais reclamadas

No comparativo com o ano anterior, os três segmentos mais reclamados em 2022 seguem iguais: comércio eletrônico, bancos e telefonia móvel. Juntos, eles concentraram 6,9 mil reclamações.

Neste novo levantamento, porém, o Procon incluiu o setor de agência de viagens e de veículos.

  • Comércio eletrônico: 2.638
  • Bancos: 2.268
  • Telefonia móvel: 2.064
    Financeiras: 1.647
  • Cartão de crédito: 1.615
  • Provedores de internet: 1.413
  • Magazines: 591
  • Energia elétrica: 527
  • Agências de viagens: 517
  • Veículos: 516

 

A lista com as dez empresas mais reclamadas pode ser consultada no site do Procon.

Queixas totais

  • 2021 – 20.434
  • 2022 – 20.756

 

Motivos

Em relação aos motivos das queixas, o órgão de defesa divulgou os artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que sustentam as insatisfações dos consumidores que relataram direitos violados.

  • Art. 6º – Direitos Básicos – 4.890
  • Art. 20 – Vício de serviço – 4.313
  • Art. 35 – Descumprimento de oferta – 3.621
  • Art. 42 – Cobrança abusiva – 3.095
  • Art. 18 – Vício de produto – 1.539
  • Art. 39 – Prática comercial abusiva – 931
  • Art. 49 – Arrependimento em até sete dias – 495
  • Art. 31 – Ausência de informações – 322
  • Art. 43 – Negativação indevida do nome – 313
  • Art. 14 – Acidente de consumo/serviço – 234
  • Art. 54 – Contrato de adesão – 199

 

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