Um projeto promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) orientou funcionários de uma rede de salões de beleza de Campinas (SP) a identificar possíveis vítimas de violência doméstica. Denominada “Mãos Empenhadas”, a ação ocorreu nesta sexta-feira (23) e reuniu cerca de 100 pessoas.
Campinas é a primeira cidade do interior do estado a receber o projeto, cujo nome faz uma referência à Lei Maria da Penha. A proposta, segundo a assessoria do salão, é fazer com que os trabalhadores estejam capacitados a reconhecer casos de agressões entre a clientela do estabelecimento, formada 70% por mulheres.
O projeto foi desenvolvido em 2018 pela juíza Jacqueline Machado, com respaldo da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ do Mato Grosso do Sul e, posteriormente, implementado na capital paulista.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/08/23/projeto-do-tj-sp-orienta-funcionarios-de-salao-de-beleza-a-identificar-vitimas-de-violencia-domestica-em-campinas.ghtml