A quarentena para combater a pandemia de coronavírus fez aumentar as vendas de e-commerce em parte dos setores do comércio de Campinas (SP). A mudança também mudou os hábitos de consumo na cidade durante o período de isolamento social.
De acordo com dados obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, com a plataforma de gestão de logística Intelipost, os setores que mais registraram aumento na comercialização de produtos foram: casa e decoração (128%), saúde, cosméticos e cuidados (76%), construção e ferramentas (53%), alimentos e bebidas (45%), lojas de departamentos (39%), e pet (29%).
No entanto, também houve áreas que tiveram queda nas vendas online durante a quarentena, como livros e revistas (56%), automotivos (30%), informática (11%), moda, calçados e acessórios (6%) e eletroeletrônicos (5%).
A comparação foi feita entre os períodos de 1 a 23 de março (pré-quarentena) e 24 de março a 14 de abril (durante a quarentena), com base em informações de compras de moradores de Campinas.
Mudança de hábitos
A consultora de moda Camila Diniz nunca teve prática em compras online, justamente por gostar de olhar os produtos antes. No entanto, por conta do fechamento do comércio, ela precisou se livrar dos antigos hábitos.
“Eu comprei roupas, tecidos e até tinta de cabelo. Eu sempre fui resistente, porque a gente adora essa coisa do ao vivo. Eu comprei um tecido e veio de um jeito diferente do que eu queria, eu pedi para trocar, eles foram super atenciosos e me mandaram o certo”, afirmou.
O advogado especialista em direito civil do consumidor Cássio de Ávila Ribeiro Júnior afirmou que a orientação para pessoas que passaram a fazer compras pela internet é pesquisar informações sobre a loja antes.
“Tem que verificar também como a empresa trabalha com seus dados de documentos e cartão de créditos. Além disso, depois da compra, o consumidor tem o direito de devolver o produto comprado pela internet por sete dias, e você nem precisa explicar o porque”, explicou.