O governo estadual anunciou nesta quarta-feira (7) a flexibilização das regras da fase de transição do Plano São Paulo, que vigora em todo o estado até 31 de julho. Com a medida, que passa a valer na sexta-feira (9) e inclui o Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7), com sede em Campinas (SP), os estabelecimentos vão poder funcionar até 23h e com capacidade de 60% — antes, o funcionamento encerrava às 21h e a ocupação era limitada em 40%.
Apesar do anúncio, as prefeituras que optarem por manter medidas mais rígidas devem fazer, afirmou o governador João Doria (PSDB). O endurecimento das regras é permitido. O toque de recolher foi mantido, mas com horário entre 23h e 5h.
Doria fez o anúncio durante a coletiva de imprensa e justificou que os índices da pandemia melhoraram no estado de São Paulo. No entanto, as autoridades em saúde ressaltaram a preocupação com a variante delta do novo coronavírus, cepa considerada de preocupação mundial e que tem se tornado dominante.
Novas regras da fase de transição
- Atividades comerciais: atendimento presencial entre 6h e 23h
- Atividades religiosas: atividades presenciais individuais e coletivas
- Serviços gerais (restaurantes, cultura, salões de beleza, academias): Atendimento presencial entre 6h e 23h, com última entrada de clientes até 22h.
- Até 60% da capacidade de ocupação dos estabelecimentos
- Toque de recolher de 23h às 5h
Fonte: G1