O governo João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (9), que todo o Estado de São Paulo vai voltar a seguir as regras da fase vermelha do Plano São Paulo. A medida começa na segunda-feira (12) e permanecerá em vigor até o dia 18 de abril.
Até então, o Estado estava na fase emergencial, ainda mais restritiva, e que vale até o próximo domingo (11).
Segundo o governo,a decisão foi baseada em recomendação do comitê de contingência do governo de São Paulo e por causa da melhora dos índices, que permitiram a retirada das restrições mais rígidas.
Apesar da retirada da fase emergencial, as regras ainda permanecem semelhantes, sendo que na fase vermelha os atendimentos presenciais no comércio e em restaurantes, por exemplo, continuam vetados.
O QUE MUDA
Na prática, nas mudanças estão a permissão de campeonatos esportivos profissionais, a permissão de retirada de produtos em shoppings, comércios e outras atividades, e a permissão de atendimento presencial em lojas de material de construção.
O toque de recolher das 20h as 5h ainda é mantido, assim como a obrigatoriedade de teletrabalho para todas as atividades administrativas. É permitido agora, no entanto, o serviço de ‘takeway’, ou retirada rápida.
O funcionamento de bares, restaurantes, academias, salões de beleza, além de celebrações religiosas presenciais com público, seguem proibidos.
Fonte: Acidadeon