A cooperativa Sicoob 4434 está em pleno crescimento e amplia sua expansão para a cidade de Campinas – CONFIRA OS BENEFÍCIOS

O que é o Sicoob?

O Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) é o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil com mais de 5,2 milhões de cooperados, 3,5 mil pontos de atendimento, distribuídos em todos estados da federação e distrito federal. Atualmente é a segunda maior rede de atendimento entre as instituições financeiras que atuam no país. Na contramão dos grandes Bancos e com apoio do Banco Central o Sicoob tem aberto novos pontos de atendimento e na segunda quinzena de agosto de 2021, a cidade de Campinas, contará com mais uma agência em uma das avenidas mais importantes da cidade conhecida como Norte e Sul, mais especificamente, na Avenida José de Souza Campos, 877 – Cambuí.

Como funciona o cooperativismo?

O cooperativismo é um sistema econômico e social baseado na cooperação entre pessoas. O objetivo maior não está relacionado a obtenção de lucros, e sim promover o bem-estar e a inclusão financeira provendo o associado com produtos e serviços a preço justo. E ainda, as sobras apuradas no exercício retornam aos associados, que são os donos do negócio, de acordo com as deliberações por meio de Assembleia. Uma cooperativa possui todos os serviços e produtos financeiros de um banco.
No Brasil o cooperativismo de crédito representa cerca de 11% de todas as operações no país. Em alguns países como Alemanha e Canadá o cooperativismo representa até 50% das operações financeiras. Neste contexto, o Brasil possui um potencial muito grande a ser explorado com o propósito de crescer e fortalecer o cooperativismo, o qual servirá como um termômetro para equilibrar o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Quem pode participar?

Por ser uma cooperativa de livre admissão é permitido a associação de todas as pessoas físicas e jurídicas da cidade de Campinas, que atendam as condições estatutárias e concordem com estatuto. No momento da associação o participante adquire cotas partes da sua cooperativa que são aportadas no capital e são remuneradas anualmente, ou seja, é um recurso que o associado acaba poupando e poderá ser resgatado no futuro, conforme regras internas da cooperativa.

Qual a diferença para um banco comum, vantagens?

Muito além da própria nomenclatura, a diferença está na forma que os negócios são conduzidos. O quadro abaixo demonstra as principais diferenças entre ambos.

Qual o benefício que o associado ao Sindilojas ao se tornar um cooperado Sicoob?

Todos os associados ao Sindilojas, terão uma agência moderna e com conceito diferenciado
de atendimento, onde poderão usufruir de diversas modalidades de créditos, inclusive linhas do
BNDES, todos os produtos e serviços financeiros com taxas acessíveis e justas, assim como
contarão com um Aplicativo (APP Sicoob) premiado diversas vezes pela sua agilidade,
navegabilidade e segurança.
Neste contexto, enfatizamos o benefício de fazer parte e ser o dono do negócio de uma
cooperativa que apresenta um histórico de experiência e expertise no seguimento, solidez e
credibilidade e que trabalhará em parceria com o Sindilojas para promover a assistência
financeira e o bem-estar social de seus associados.

Qual será o papel do Sicoob dentro do programa Recomeça da Prefeitura de Campinas?

O Sicoob 4434 é uma das instituições que estará cadastrada para o programa Recomeça da
Prefeitura de Campinas, que visa dar um apoio financeiro para todos os empreendedores da
cidade e desta forma reaquecer a economia, gerar emprego e consumo. Neste programa todos
os cooperados aptos à adesão terão taxas e prazos diferenciados para tomar empréstimos na
cooperativa e alavancar seus negócios.

Sicoob 4434
Rua José de Souza Campos, 877 – Cambuí