Novidades

Sindilojas participam da premiação do 22º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo

Institutos de pesquisa de Campinas se destacam no desenvolvimento do agronegócio nacional

A premiação do 22º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo 2023 foi realizada no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) nesta quarta-feira, 22 de novembro. O governador do Estado, Tarcisio de Freitas, e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, realizaram a entrega dos troféus. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da cerimônia. A iniciativa tem o objetivo de promover e divulgar os cafés do Estado para os mercados interno e externo.
O Concurso de Qualidade do Café teve 328 amostras analisadas pelos jurados. A premiação é organizada pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), IAC, Instituto de Economia Agrícola (IEC) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Não houve inscritos de Campinas na disputa.
Para o prefeito Dário Saadi, que é filho de um pequeno cafeicultor que era um grande admirador do Instituto Agronômico, é simbólico que a premiação tenha sido realizada no Instituto. “O IAC é o berço da pesquisa e desenvolvimento do café no Brasil”, enfatizou. Ele lembrou também o quanto a presença dos institutos de pesquisa estaduais em Campinas é importante para a cidade e para o desenvolvimento e as inovações do agronegócio nacional. “Entre os vários fatores que explicam o sucesso de Campinas, como o fato de termos o 10º PIB do Brasil, está a presença dos institutos paulistas”, afirmou.
O governador Tarcísio de Freitas parabenizou os premiados e ressaltou que a chave da nova industrialização brasileira passa pelo agronegócio. “Vamos liderar o processo de transição energética. É do agro que vamos tirar o biogás, o biometano, o hidrogênio verde e o combustível sustentável. O Estado de São Paulo vai ser pioneiro. É por meio do agro que vamos fomentar as agroindústrias”, afirmou.
Abordando especificamente o concurso, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, lembrou que a iniciativa gera credibilidade aos cafeicultores. “Agrega valor à produção e melhora a exportação do café. Nós vamos apoiar cada vez mais iniciativas como essa”, disse.
Durante o evento, também foi realizada a inauguração do Ambiente de Inovação “Alysson Paolinelli”, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). Além do escritório de negócios da Apta, dos seis ambientes, três estarão em Campinas. Leia mais em  https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/51119.
Na ocasião, também foram entregues 100 kits de combate a incêndios florestais, para municípios paulistas, no valor de R$ 3,5 milhões. Campinas já possui viaturas com estrutura para esse tipo
de ação contra o fogo e não foi contemplada neste momento.
O evento também teve a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini; e de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias; e do vereador Higor Diego.