Tendências de consumo brasileiro para 2021 e adiante

Como entender e utilizar as Tendências de consumo?

O primeiro passo é estar aberto às mudanças que as tendências podem trazer. Afinal, de nada vale saber o que estará presente no futuro do mercado e nada fazer para se adaptar. Por isso, separamos uma lista sobre como entender e utilizar as tendências de consumo para a sua empresa, confira:

1. Acompanhar as tendências mundiais

É essencial ficar atento às tendências mundiais. O Brasil, por não ser um dos mercados mais desenvolvidos, costuma adotar tendências com certo atraso. Para compreender melhor, vamos tomar o exemplo do pagamento digital sem cartão. Seu uso e fama é recente no Ocidente, mas já há anos é muito popular na Ásia.

Isso porque a rapidez e facilidade dessa tecnologia se tornou uma tendência para as pessoas que conheceram esse método de pagamento. Dessa forma, as empresas que conseguiram compreender essa demanda anteriormente puderam investir nessa tecnologia e saíram na frente.

2. Pensar em como se aplicam para seu negócio

Conforme mencionamos acima, saber quais são as tendências é apenas o primeiro passo. Após isso, é preciso compreender e montar uma estratégia de como implementá-las de fato na empresa.

3. Colocar o serviço ou produto na tendência

Uma alternativa é adaptar o produto ou serviço que você oferece a uma tendência de mercado que você identificou. Dessa forma, não é preciso criar um projeto do zero para aproveitar esse conhecimento adquirido.  Neste sentido, porém, é importante construir a narrativa correta sobre a mudança do seu produto. Mostrar ao consumidor que sua empresa domina as tendências é um diferencial.

Tendências de consumo brasileiro para 2021

Itens essenciais

Como estamos vivendo uma crise econômica, que acarreta na diminuição de renda e incertezas econômicas, muitas pessoas continuam priorizando a compra de itens essenciais pelos próximos tempos.

Afinal de contas, quando temos pouco dinheiro, só temos condição de comprar aquilo que é mais urgente para a nossa sobrevivência. Por isso, itens essenciais se encaixam como tendências do mercado, ao menos até uma retomada econômica.

Comércio local

O aumento do consumo do comércio local é uma das maneiras mais eficazes para enfrentar um momento de dificuldade econômica como esse que vivemos.

Isso porque fortalece as empresas nacionais e ainda gera mais empregos para a população que também poderá contar com produtos mais baratos. Assim, o setor de comércio local passa a ganhar cada vez mais relevância no mercado como um todo.

Higiene e segurança

Um dos outros reflexos da pandemia é o aumento dos protocolos de segurança e higiene. Até porque esse foi um dos assuntos mais relevantes nos últimos meses. Portanto, uma tendência de consumo também está nesse segmento.  Mesmo com o fim da pandemia, a preocupação com estas questões deve se manter nos próximos anos.

Experiência de compra

Cada vez mais o público está exigente na hora de consumir. É imprescindível que os comércios invistam em uma boa experiência de compra para os seus clientes. As lojas precisam se atentar em quesitos que vão desde atendimento personalizado, flexibilidade de horários, até na agilidade de entrega.

Sustentabilidade

Assim como a exigência sobre higiene, segurança e experiência cresce, a procura por um consumo mais sustentável também aumentou nos últimos anos. Uma tendência de consumo é que pessoas que possuem um poder de compra maior passem a priorizar esse tópico na hora de realizar sua compra.

Em suma, é muito importante que todos os empreendedores se atentem e estudem sobre as tendências de consumo. Seja para o ano de 2021, quanto para os próximos. Assim, a empresa consegue se destacar em meio a concorrência e ainda consegue se consolidar no mercado.

por  em 18 de agosto de 2021