Conheça o COCEN – SINDILOJAS faz visita técnica à Usina hidrelétrica de Itaipu

O SINDILOJAS participa do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (COCEN) da CPFL, representando a Fecomercio SP.

Nesta terça-feira (03) foi realizada uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do consumo do Paraguai.

História da Usina Hidrelétrica Itaipu

A usina hidrelétrica de Itaipu começou a ser pensada ainda na década de 1960, quando foram assinados os primeiros acordos de cooperação entre Brasil e Paraguai. As primeiras pesquisas de campo para a elaboração do projeto foram feitas em pequenas balsas por técnicos brasileiros e paraguaios. O local escolhido para a construção foi um ponto do rio conhecido como Itaipu, que em tupi quer dizer “a pedra que canta”. A formalização do empreendimento se deu com a assinatura do tratado de 1973, que estabeleceu os pontos para o financiamento da obra e a operação da empresa, num modelo de sociedade binacional, pertencente às duas nações em partes iguais. Pelo documento, cada um dos países tem direito a 50% da energia produzida. Caso uma das partes não use toda a cota, deve vender o excedente ao parceiro a preço de custo.

O volume de concreto utilizado na construção da usina de Itaipu seria suficiente para levantar 210 estádios como o do Maracanã, no Rio de Janeiro. Foram 12,7 milhões de metros cúbicos. A primeira caçamba de concreto foi lançada há exatamente 42 anos, no dia 30 de setembro de 1977. E a última também foi em um dia 30 de setembro, cinco anos depois, em 1982. O volume de concreto era tamanho que, em um único dia, 14 de novembro de 1978, foram lançados 7.207 metros cúbicos de concreto – volume suficiente para construção de 24 edifícios.
A energia gerada hoje é suficiente para abastecer o mundo todo por 40 dias, energia limpa e renovável.

O que é o COCEN?

O Cocen tem a missão de orientar, analisar e avaliar as questões ligadas ao fornecimento de energia, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final, garantindo o cumprimento dos direitos e deveres dos usuários.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]