O Procon de Campinas (SP) encerrou 2022 com alta de 9,6% na quantidade de atendimentos, no comparativo com o ano anterior, segundo a prefeitura. Um levantamento divulgado pelo órgão de defesa nesta quarta-feira (15) também mostra quais são as dez empresas mais reclamadas por consumidores da cidade, o perfil delas, e as queixas mais recorrentes. Confira abaixo detalhes.
Atendimentos e busca por apoio eletrônico
O Procon fez 113,9 mil atendimentos no ano passado, ante 103,8 mil em 2021.
A prefeitura diz que o serviço eletrônico é o mais procurado, embora os índices de outros meios de apoio sejam próximos. Os atendimentos em geral incluem não somente recebimento de queixas, mas também pedidos de fiscalização e orientações sobre negociações de dívidas, cálculos e direitos.
- Eletrônico – 39.982 (35%)
- Telefônico – 37.752 (33%)
- Presencial nos postos: 36.304 (32%)
Perfil de empresas mais reclamadas
No comparativo com o ano anterior, os três segmentos mais reclamados em 2022 seguem iguais: comércio eletrônico, bancos e telefonia móvel. Juntos, eles concentraram 6,9 mil reclamações.
Neste novo levantamento, porém, o Procon incluiu o setor de agência de viagens e de veículos.
- Comércio eletrônico: 2.638
- Bancos: 2.268
- Telefonia móvel: 2.064
Financeiras: 1.647 - Cartão de crédito: 1.615
- Provedores de internet: 1.413
- Magazines: 591
- Energia elétrica: 527
- Agências de viagens: 517
- Veículos: 516
A lista com as dez empresas mais reclamadas pode ser consultada no site do Procon.
Queixas totais
- 2021 – 20.434
- 2022 – 20.756
Motivos
Em relação aos motivos das queixas, o órgão de defesa divulgou os artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que sustentam as insatisfações dos consumidores que relataram direitos violados.
- Art. 6º – Direitos Básicos – 4.890
- Art. 20 – Vício de serviço – 4.313
- Art. 35 – Descumprimento de oferta – 3.621
- Art. 42 – Cobrança abusiva – 3.095
- Art. 18 – Vício de produto – 1.539
- Art. 39 – Prática comercial abusiva – 931
- Art. 49 – Arrependimento em até sete dias – 495
- Art. 31 – Ausência de informações – 322
- Art. 43 – Negativação indevida do nome – 313
- Art. 14 – Acidente de consumo/serviço – 234
- Art. 54 – Contrato de adesão – 199
Mudança de prédio e serviço
Em nota, a prefeitura informou que ainda neste ano Campinas deve voltar a ter um prédio para atendimento presencial no Centro, após a compra de um prédio e estacionamento, mas não informou uma data exata. Por enquanto, a sede continua em imóvel alugado no bairro Cambuí.
Todos os endereços e horários de atendimento do Procon estão disponíveis em página oficial.
Fonte: G1 CAMPINAS