Notícias

Valinhos fecha comércio e serviços não essenciais a partir desta terça-feira

Os comércios e serviços não essenciais de Valinhos (SP) terão de fechar as portas novamente a partir desta terça-feira (16) e devem permanecer assim por, pelo menos, uma semana. A determinação da prefeitura ocorre após a Secretária de Saúde apontar aumento nos casos e na taxa de ocupação dos leitos de UTI – a cidade tem 198 casos confirmados e seis mortes.

A decisão foi tomada após reunião de técnicos da Vigilância Sanitária com o prefeito, em que números da Covid-19 foram apresentados. 

Irregularidades no comércio

De acordo com a prefeitura, além dos aumentos de casos e taxa de ocupação, o descumprimento de regras de funcionamento por parte dos comerciantes também foi um fator que pesou na decisão de retomar a quarentena total – agora, apenas serviços essenciais podem funcionar.

“É preciso deixar claro que boa parte dos comerciantes cumpriu as medidas da Vigilância, fez a sua parte. Mas infelizmente há uma outra parte que simplesmente ignorou as regras”, disse Cláudia Maria dos Santos, diretora da Vigilância Epidemiológica.

Segundo a prefeitura, as irregularidades mais comuns durante as duas semanas da reabertura foram o desrespeito ao horário de funcionamento, restrito a quatro horas por dia; excesso de pessoas por ambiente; falta de controle e orientação de filas.

Fonte: G1

Voltar para lista